Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Oficina da Castanha no Espaço Ó

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, lançou, com o apoio do Município de Óbidos, simbolicamente no dia de S. Martinho - no passado dia 11 - mais um projeto ao abrigo do programa Ativa-te. A cargo do empreendedor Luís Menoita Henriques, produtor de castanhas na Guarda e residente em Óbidos, o projeto e marca têm como nome "aGuardada - Oficina da Castanha".
Encenação da dupla "As Contadeiras"

A apresentação decorreu ao anoitecer no Jardim do Espaço Ó – Óbidos, em volta da fogueira e do assador tradicional, e contou com uma encenação da dupla “As Contadeiras”, de Leonor Pintos e Marta Machado, que contaram, num tom divertido e pedagógico, algumas histórias onde a castanha e o castanheiro assumiam o papel principal.

Este projeto, segundo Luís Henriques, “é um projeto genuíno que pretende trazer tradições e costumes que se vão perdendo no tempo, através das Contadeiras. A fogueira era o centro das casas antigas da Beira e era à beira da lareira que se assavam as castanhas e aí contavam-se histórias e saberes dos mais antigos para nós” Estabelece-se assim uma ponte de saberes e sabores entre a Guarda e Óbidos, segundo o mesmo, “da mais alta à mais bela”.

Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, responsável pela área da Saúde e Bem-Estar, referiu que “é fundamental conhecer e apresentar o potencial da castanha pois é uma adição bastante enriquecedora na alimentação”.

Segundo Ricardo Duque, presidente do Espaço Ó, este é um projeto da valorização da castanha e do castanheiro, que pretende ter um conjunto de iniciativas que envolva a comunidade, para que se possa mostrar a versatilidade e alguns derivados deste fruto assim como recriar algumas tradições.

A “aGuardada” funciona no Jardim do Espaço Ó de segunda a sexta das 16h às 19h e sábado e domingo das 10h às 19h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa