Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C

Oficina da Castanha no Espaço Ó

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, lançou, com o apoio do Município de Óbidos, simbolicamente no dia de S. Martinho - no passado dia 11 - mais um projeto ao abrigo do programa Ativa-te. A cargo do empreendedor Luís Menoita Henriques, produtor de castanhas na Guarda e residente em Óbidos, o projeto e marca têm como nome "aGuardada - Oficina da Castanha".
Encenação da dupla "As Contadeiras"

A apresentação decorreu ao anoitecer no Jardim do Espaço Ó – Óbidos, em volta da fogueira e do assador tradicional, e contou com uma encenação da dupla “As Contadeiras”, de Leonor Pintos e Marta Machado, que contaram, num tom divertido e pedagógico, algumas histórias onde a castanha e o castanheiro assumiam o papel principal.

Este projeto, segundo Luís Henriques, “é um projeto genuíno que pretende trazer tradições e costumes que se vão perdendo no tempo, através das Contadeiras. A fogueira era o centro das casas antigas da Beira e era à beira da lareira que se assavam as castanhas e aí contavam-se histórias e saberes dos mais antigos para nós” Estabelece-se assim uma ponte de saberes e sabores entre a Guarda e Óbidos, segundo o mesmo, “da mais alta à mais bela”.

Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, responsável pela área da Saúde e Bem-Estar, referiu que “é fundamental conhecer e apresentar o potencial da castanha pois é uma adição bastante enriquecedora na alimentação”.

Segundo Ricardo Duque, presidente do Espaço Ó, este é um projeto da valorização da castanha e do castanheiro, que pretende ter um conjunto de iniciativas que envolva a comunidade, para que se possa mostrar a versatilidade e alguns derivados deste fruto assim como recriar algumas tradições.

A “aGuardada” funciona no Jardim do Espaço Ó de segunda a sexta das 16h às 19h e sábado e domingo das 10h às 19h.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arneirense com várias medalhas em pista coberta

A equipa feminina do Arneirense é campeã distrital e a masculina é vice-campeã distrital em sub18 pista coberta, após a última jornada do campeonato, que decorreu na passada quarta-feira e na qual a Escola de Atletismo do clube das Caldas da Rainha esteve presente com dez atletas.

arneirense

Nove escolas caldenses recebem Bandeira Verde Eco-Escolas

Nove escolas do concelho das Caldas da Rainha receberam o Galardão Eco-Escolas, pelo trabalho realizado ao longo do ano letivo 2020/2021 no âmbito da educação ambiental para a desenvolvimento sustentável.

bandeira

Dois médicos vão reforçar Unidade de Saúde Familiar

Foi concedido um regime de exceção para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contratar mais dois médicos avençados para ajudar a resolver a atual fraca resposta da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral.

usf