Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C

Alcobaça a caminho de se tornar concelho de risco

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com o registo de onze falecidos e 84 casos ativos de Covid-19 neste fim-de-semana, Alcobaça “inevitavelmente constará na próxima lista de concelhos submetidos a restrições, que atualmente abrange 121 municípios”, caso se mantenha “a média de contágio dos últimos dias no concelho, que anda na casa da dezena por dia de novos casos”, alertou o presidente da Câmara, Paulo Inácio.
Tenda drive thru de rastreio à Covid-19 passa a funcionar junto à Decathlon

Na região Oeste, para além do Cadaval, são considerados concelhos de risco Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. No distrito de Leiria o único concelho na lista é o da Batalha.

“Nesta fase da pandemia, os focos de contágio são de índole social e familiar e estão generalizados um pouco por todas as freguesias do concelho. Estamos atualmente a viver um aumento significativo destes casos”, referiu o autarca de Alcobaça, que apresentou os pêsames aos familiares e amigos da décima primeira vítima da pandemia no concelho, “pessoa idosa que estava hospitalizada em Leiria”.

O edil ainda acredita que é possível inverter esta tendência e anunciou um conjunto de apoios e medidas sociais, que passam pela redução do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para o mínimo legal (0.3%), acrescido das reduções previstas na lei para o IMI familiar a serem aplicadas em 2021, prolongamento da isenção de pagamento de rendas em espaços municipais até ao final do corrente ano e acréscimo da devolução do IRS aos munícipes para 1.5%.

Para além do reforço da implementação de 18 medidas de apoio à família, haverá um acréscimo de verbas para o associativismo e para as instituições particulares de solidariedade social em virtude das suas despesas suplementares decorrentes da pandemia.

Foi decidida a constituição de uma equipa transversal composta por agentes da Proteção Civil Municipal e por técnicos dos serviços de Ação Social camarários, que está disponível em total permanência, 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Esta equipa destina-se a dar apoio em exclusivo para as autoridades, em situações de socorro ou emergência junto de centenas de pessoas e famílias do concelho que se encontram confinadas”, explica Paulo Inácio.

A partir de segunda-feira, a tenda drive thru de rastreio à Covid-19 entrará em funcionamento na Nova Alcobaça, junto à Decathlon.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio