Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Mel foi produto em destaque na reabertura de restaurante pedagógico

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto “Sustentabilidade à Mesa”, versando cada semana sobre um produto específico, vai ocupar até ao início do próximo ano o restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, onde os alunos do terceiro ano dos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas são postos à prova.
Empresa e cooperativa ligada ao mel foram convidadas da primeira sessão

O restaurante pedagógico Ferreira da Silva, da EHTO, reabriu na passada quinta-feira e o mel foi o ingrediente em destaque na primeira refeição. No bar foi servido uma melosa com álcool (medronho, mel e espuma de mel) e sem álcool (sumo de laranja, sumo de limão e mel), com os copos barrados à volta com mel e rosmaninho.

O menu foi composto por tomate recheado com espuma de queijo, mel e tosta aromatizada, salmão puré de cascas de cenoura, tempura de legumes, molho de maracujá e mel, lombo de porco com molho de mel e citrinos, embrulho de courgette com couscous e vegetais, e queijada de laranja, gelado de mel e crocantes de amêndoa.

Hidromel da empresa Apiagro, de Torres Vedras, fechou a refeição, que contou com a presença de responsáveis desta produtora agrícola biológica e da Cooperativa Terra Chã, de Rio Maior, que também aposta em produtos derivados do mel.

A empresa torreense tem sido premiada e apresenta produtos como vinagres de mel, mel de rosmaninho, mel de eucalipto, trufas de hidromel e gengibre, bebidas de mel, sabonetes de mel, entre outros.

A cooperativa riomaiorense tem uma melaria comunitária, que dá resposta às necessidades dos produtores locais relativamente à extração e embalamento do mel. Este espaço disponibiliza os meios necessários para que o mel possa ali ser devidamente tratado e embalado para posterior comercialização. Para além disso, os apicultores membros da melaria dispõem do apoio de um técnico apícola que visita periodicamente as suas colmeias, garantindo a qualidade do mel.

Aberto só às quintas-feiras, é necessária marcação prévia para frequentar o restaurante pedagógico da EHTO. Devido à pandemia, o número de lugares passou de 40 para 15.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas