Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Mel foi produto em destaque na reabertura de restaurante pedagógico

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto “Sustentabilidade à Mesa”, versando cada semana sobre um produto específico, vai ocupar até ao início do próximo ano o restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, onde os alunos do terceiro ano dos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas são postos à prova.
Empresa e cooperativa ligada ao mel foram convidadas da primeira sessão

O restaurante pedagógico Ferreira da Silva, da EHTO, reabriu na passada quinta-feira e o mel foi o ingrediente em destaque na primeira refeição. No bar foi servido uma melosa com álcool (medronho, mel e espuma de mel) e sem álcool (sumo de laranja, sumo de limão e mel), com os copos barrados à volta com mel e rosmaninho.

O menu foi composto por tomate recheado com espuma de queijo, mel e tosta aromatizada, salmão puré de cascas de cenoura, tempura de legumes, molho de maracujá e mel, lombo de porco com molho de mel e citrinos, embrulho de courgette com couscous e vegetais, e queijada de laranja, gelado de mel e crocantes de amêndoa.

Hidromel da empresa Apiagro, de Torres Vedras, fechou a refeição, que contou com a presença de responsáveis desta produtora agrícola biológica e da Cooperativa Terra Chã, de Rio Maior, que também aposta em produtos derivados do mel.

A empresa torreense tem sido premiada e apresenta produtos como vinagres de mel, mel de rosmaninho, mel de eucalipto, trufas de hidromel e gengibre, bebidas de mel, sabonetes de mel, entre outros.

A cooperativa riomaiorense tem uma melaria comunitária, que dá resposta às necessidades dos produtores locais relativamente à extração e embalamento do mel. Este espaço disponibiliza os meios necessários para que o mel possa ali ser devidamente tratado e embalado para posterior comercialização. Para além disso, os apicultores membros da melaria dispõem do apoio de um técnico apícola que visita periodicamente as suas colmeias, garantindo a qualidade do mel.

Aberto só às quintas-feiras, é necessária marcação prévia para frequentar o restaurante pedagógico da EHTO. Devido à pandemia, o número de lugares passou de 40 para 15.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau

Voto antecipado na Expoeste

O voto antecipado realiza-se a 23 de janeiro, no Pavilhão da Expoeste, pela facilidade de estacionamento e, caso necessário, permitirá que os eleitores aguardem no interior do edifício.

expoeste

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu