Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Voluntários recolheram em 90 minutos 64 quilos de lixo na via pública da cidade

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da iniciativa cívica “#CALDASSempreLimpa” realizou-se no passado sábado uma ação de voluntariado para recolha de lixo na cidade das Caldas. Em 90 minutos, foram recolhidos 64,31 quilos de resíduos urbanos deixados indevidamente na via pública (34,35 quilos de lixo indiferenciado, 10,13 quilos de vidro, 8,91 quilos de plástico, 11,92 quilos de papel). A esta ação juntaram-se os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Caldas da Rainha (SMAS) e a União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório.
No âmbito da iniciativa realizou-se uma ação de recolha de lixo

Com todas as medidas de segurança devido à pandemia, os 19 voluntários, distribuídos por 5 equipas, efetuaram limpezas em diversos espaços urbanos da cidade. Cada equipa foi acompanhada por um funcionário dos SMAS com um carrinho para limpeza urbana.

No início da atividade foi dado a cada equipa um apanhador de lixo e um mapa da cidade com as áreas a intervir. Cada voluntário recebeu uma t-shirt e um par de luvas de borracha. Os SMAS ofereceram uma máscara de proteção a cada participante.

Surgida em agosto, a ideia é do estudante caldense Manuel Bandeira Duarte, que está a concluir o curso de Arte e Design para o Espaço Público no Porto. “Comecei a interessar-me pelo tema até para a consciencialização que advém, por exemplo, do pequeno gesto de apanhar uma máscara do chão”, disse o jovem ao JORNAL DAS CALDAS.

Esta foi a primeira edição da iniciativa. O jovem, que contou com a ajuda de Sofia Bandeira Duarte, pretende organizar mais ações de limpeza no concelho das Caldas.

“Estamos aqui todos pela mesma razão de manter a nossa cidade o mais limpa possível”, disse Vítor Marques, presidente da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório. O autarca frisou que cabe às entidades competentes fazer a “limpeza pública”, mas também “é da responsabilidade dos cidadãos não abandonar o lixo e beatas nas ruas”.

O administrador delegado dos SMAS, José Manuel Moura, que esteve presente na ação, lembrou que “os serviços municipalizados têm há cerca de um ano a competência da limpeza e tem sido uma aventura na aquisição de novos equipamentos e mais recursos humanos, com o objetivo de conseguir prestar um melhor serviço na recolha de resíduos sólidos urbanos e também na limpeza urbana”.

O responsável salientou que o mais importante da iniciativa é a “sensibilização da população para a importância da limpeza urbana”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161