Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

Surto de Covid-19 em lar de Alguber com 32 infetados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
23 idosos e nove funcionários de um lar na freguesia de Alguber, no concelho do Cadaval, estão infetados com Covid-19, informou a autoridade de saúde local.
Entre os infetados há 23 idosos

A deteção de alguns casos levaram à realização de uma testagem massiva na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), confirmando nesta quarta-feira “um surto de dimensão elevada”, sublinhou a Câmara Municipal do Cadaval.

A autarquia alertou que “importa evitar convívios sociais de âmbito lúdico (festas e situações similares), que envolvam contacto próximo entre várias pessoas”, adiantando que “a investigação levada a cabo pela autoridade de saúde conclui que o surto poderá ter resultado, precisamente, de uma situação deste tipo”.

“Lembramos que neste declarado estado de calamidade os ajuntamentos estão limitados a um máximo de cinco pessoas, em situações de natureza pública. No entanto, também em contextos de natureza privada deve esse comportamento preventivo ser mantido, sabendo que podemos estar a colocar em risco vidas humanas”, manifestou.

Segundo a autarquia, “o protocolo de atuação nestas situações está já em marcha, sendo que todos os casos identificados estão já em condição de isolamento”.

“A monitorização está a ser feita por parte da autoridade de saúde pública, contando com a colaboração ativa da proteção civil municipal, segurança social e junta de freguesia de Alguber”, relata a Câmara, que justificou que “dada a subida drástica ocorrida na situação epidemiológica concelhia, tornou-se necessário referenciar, publicamente, o local do mesmo surto”.

A este surto acrescem mais três infeções registadas na comunidade local, o que, a somar às seis infeções existentes no concelho, eleva para 41 os casos atualmente ativos.

O Cadaval apresenta assim uma variação de 35 novos casos e sobe de 63 para 98 as situações verificadas desde o início da pandemia, 12 dos quais não residentes mas imputados ao território concelhio pela autoridade de saúde. Foram já registadas duas mortes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Requalificação do Museu José Malhoa vai avançar

A cerimónia protocolar de assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, tem lugar no dia 6 de outubro, às 15h, no museu caldense.

malhoa

“Outubro Rosa” sensibiliza para o cancro da mama

A Associação Cadaval Solidário e a Comunidade Francesa no Cadaval, com o apoio da Câmara, realizam a 16 de outubro, a partir das 10h, no Parque dos Lápis, a iniciativa “Outubro Rosa”, um dia de sensibilização ao cancro da mama.

lapis