Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Surto de Covid-19 em lar de Alguber com 32 infetados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
23 idosos e nove funcionários de um lar na freguesia de Alguber, no concelho do Cadaval, estão infetados com Covid-19, informou a autoridade de saúde local.
Entre os infetados há 23 idosos

A deteção de alguns casos levaram à realização de uma testagem massiva na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), confirmando nesta quarta-feira “um surto de dimensão elevada”, sublinhou a Câmara Municipal do Cadaval.

A autarquia alertou que “importa evitar convívios sociais de âmbito lúdico (festas e situações similares), que envolvam contacto próximo entre várias pessoas”, adiantando que “a investigação levada a cabo pela autoridade de saúde conclui que o surto poderá ter resultado, precisamente, de uma situação deste tipo”.

“Lembramos que neste declarado estado de calamidade os ajuntamentos estão limitados a um máximo de cinco pessoas, em situações de natureza pública. No entanto, também em contextos de natureza privada deve esse comportamento preventivo ser mantido, sabendo que podemos estar a colocar em risco vidas humanas”, manifestou.

Segundo a autarquia, “o protocolo de atuação nestas situações está já em marcha, sendo que todos os casos identificados estão já em condição de isolamento”.

“A monitorização está a ser feita por parte da autoridade de saúde pública, contando com a colaboração ativa da proteção civil municipal, segurança social e junta de freguesia de Alguber”, relata a Câmara, que justificou que “dada a subida drástica ocorrida na situação epidemiológica concelhia, tornou-se necessário referenciar, publicamente, o local do mesmo surto”.

A este surto acrescem mais três infeções registadas na comunidade local, o que, a somar às seis infeções existentes no concelho, eleva para 41 os casos atualmente ativos.

O Cadaval apresenta assim uma variação de 35 novos casos e sobe de 63 para 98 as situações verificadas desde o início da pandemia, 12 dos quais não residentes mas imputados ao território concelhio pela autoridade de saúde. Foram já registadas duas mortes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss