Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Bombarral reclama reposição das freguesias extintas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal do Bombarral aprovou uma moção a reclamar do Governo e da Assembleia da República as medidas legislativas necessárias para reposição das freguesias extintas, pretendendo que esse processo esteja concluído antes das eleições autárquicas de 2021.

O documento lembra que o processo de agregação e extinção de 1168 freguesias, no âmbito da chamada reorganização administrativa do território “mereceu generalizada contestação e oposição das populações e da esmagadora maioria dos órgãos autárquicos”.

“Ao contrário do propagandeado, a extinção das freguesias não trouxe ganhos financeiros nem contribuiu para o reforço da coesão territorial, antes acentuou as assimetrias regionais já existentes”, frisam os deputados bombarralenses.

“Ao encerramento de inúmeros serviços públicos pelo país, veio ainda esvaziar e agravar mais a vida em muitas localidades, em particular nas zonas rurais e de interior, deixando as populações ao abandono. Perdeu-se a proximidade dos eleitos com as populações, com a redução de cerca de 20 mil eleitos de freguesia. Dificultou-se a capacidade de intervenção na resolução de problemas. Perdeu-se a capacidade da intervenção na resolução de problemas. Perdeu-se a identidade de cada freguesia e reduziu-se a capacidade de reivindicação das populações e dos seus órgãos autárquicos”, lê-se na moção.

No caso do Bombarral a freguesia de Vale Covo foi agregada em 2013 na União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss