Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Competições nacionais de badminton terminaram nas Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Seis meses depois da última competição oficial, o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Badminton das Caldas da Rainha foi palco do regresso dos atletas e clubes nacionais à atividade competitiva com a retoma do Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores – Liga de Clubes.
Campeão nacional - Clube Sport Madeira

A última competição realizada em solo nacional datava de 1 de março por isso foi com entusiasmo e alguma emoção que os atletas dos clubes participantes na Liga de Clubes se reencontraram depois de meses de distanciamento. A prova respeitou todas as normas de segurança e higiene que os tempos atuais exigem e contou com a colaboração e cumprimento rigoroso de todos os requisitos pelos agentes desportivos participantes.

A Liga de Clubes voltou com toda a pujança de uma competição que trouxe energia renovada às provas de equipas e, no primeiro dia de competição, viu serem confirmados os clubes apurados para a Final 4 das Primeira e Segunda Divisões e aqueles que terminaram aqui a sua participação nesta prova.

Dez meses depois do seu início, o Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores – Liga de Clubes culminou com o Clube Sport Madeira (CSMA) a sagrar-se novo campeão nacional da mais importante prova do calendário nacional. Na 2ª Divisão, o Novasemente Grupo Desportivo (NGD) o conquistou o título enquanto Sporting Clube de Braga acompanha-o na subida à divisão maior.

A Liga de Clubes percorreu o país de Norte a Sul, desde Angeja a Lagoa, encerrando a sua edição de estreia com a realização da 3ª Jornada Concentrada e da Final 4 no CAR Badminton das Caldas da Rainha nos dias 5 e 6 de setembro.

Foram 13 os clubes participantes neste certame inaugural de uma prova que reformulou o Campeonato Nacional de Equipas Mistas proporcionando mais encontros coletivos aos clubes nacionais.

À imagem do que foi o percurso até à Final 4, esta ficou marcada por surpresas e por encontros de grande equilíbrio, muitos resolvidos apenas no encontro decisivo. Na 1ª Divisão, a CHE Lagoense, campeã nacional em título e dominadora desta prova na última década foi derrotada pelo CSMA numa partida emocionante e apenas decidida no quinto encontro.

Depois de um empate a dois consumado após vitórias de Bruno Carvalho e Tomás Nero/Bruno Carvalho para a CHEL e de Ana Rita Fernandes e Ana Rita Fernandes/Helena Pestana para o CSMA, a decisão recaiu no jogo de pares mistos entre Fernando Silva/Helena Pestana (CSMA) e Tomás Nero/Ana Reis (CHEL). A dupla da equipa madeirense conquistou a vitória ao fim de três sets bem disputados e carimbou a presença na grande final. Esta foi a única derrota da equipa algarvia na competição e que lhes acabou por custar a luta pelo título nacional, mas não belisca o percurso de um clube que terminou a fase regular invencível.

Na outra meia final, o Famalicense Atlético Clube (FAC) derrotou o Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres por 3-1 num encontro que ficou marcado pela vitória de Adriana Gonçalves (FAC) sobre Sofia Setim (CDRP) numa partida em que a famalicense salvou sete match points para terminar a conquistar o ponto que fez toda a diferença para a vitória final da sua equipa.

Depois de a CHEL ter assegurado o terceiro lugar do pódio com uma vitória por 3-1 sobre o CDRP no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar era chegada a hora da grande final entre FAC e CSMA. No primeiro encontro, Kevin Selvarajah e Simão Ferreira protagonizaram um intenso duelo que acabou por sorrir ao atleta madeirense que deu assim o primeiro ponto ao CSMA. Na partida de singulares senhoras, Ana Rita Fernandes desforrou-se da derrota da véspera com Adriana Gonçalves com a vitória a sorrir-lhe desta vez em mais um jogo apenas decido no terceiro set. Na hora de carimbar a vitória, os experientes Hugo Fernandes e Fernando Silva não vacilaram e venceram a dupla famalicense, Tomás Gomes e Paulo Silva, consumando a consagração do CSMA como os novos campeões nacionais de equipas mistas.

A equipa madeirense conquista o ceptro depois de ter terminado a Fase Regular em quarto lugar numa prova do equilíbrio reinante entre as equipas que disputaram a 1ª Divisão na época 2019/2020.

Na segunda divisão, emoção e espetáculo não faltaram. Duas semifinais decididas por 3-2 espelhando a importância desses encontros cujos vencedores carimbavam desde logo a promoção à 1ª Divisão. O NGD derrotou a Associação Académica de Espinho (AAE) num derby local e o Sporting Clube de Braga venceu o Clube Raquete Estrelas da Avenida (CREA). Ambos os encontros poderiam ter caído para qualquer uma das equipas o que ilustra o espetáculo proporcionado pelos quatro clubes.

No encontro de atribuição do 3º e 4º lugar, a AAE, líder da fase regular, terminou vitoriosa derrotando o CREA por 3-0. Na final desta Divisão, o NGD revelou-se mais forte que os seus congéneres bracarenses vencendo igualmente por 3-0 e conquistando o título, depois de ter terminado a Fase Regular em quarto lugar.

Foi o culminar de uma competição que trouxe vida nova ao badminton nacional, com um investimento da Federação Portuguesa de Badminton na logística de todos os eventos com tapetes sintéticos, live stream ou divulgação como nunca antes vista nas redes sociais.

O município de Caldas da Rainha, que se fez representar na final pelo vereador do Desporto, Pedro Raposo, apoiou o evento. As grandes finais foram antecedidas de uma grande celebração que contou com a participação do Grupo «Os Pimpões», assinalando também o seu regresso aos palcos após período de confinamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.