Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Fonoteca Municipal das Caldas da Rainha

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Existem memórias que nunca deveríamos perder, uma delas, a meu ver, está relacionada com os discos de vinil que alguns de nós ainda possuem.

Não há no concelho um grande especialista em discos nesse suporte, o que temos são curiosos, que despejam uma série de informações mal-amanhadas, e que conseguem, talvez devido ao volume com que propagam as barbáries, fazer-se ouvir.

Baseando-me em conversas com alguns amigos de Lisboa, autoridades absolutas no que trata ao vinil, lembrei-me de escrever acerca dessa paixão, e das Caldas da Rainha.

Decidi fazê-lo, também, para tentar sensibilizar os autarcas para a criação de uma Fonoteca Municipal, um local onde poderíamos arquivar, tratar e disponibilizar para audições, diversas coleções que jazem espalhadas por inúmeras coleções e que, antes de serem atiradas ao lixo, após a morte dos seus proprietários, pudessem ser mais uma riqueza cultural do concelho.

Zero Freitas, o conhecido empresário brasileiro José Roberto Alves Freitas (1955), é atualmente o maior colecionador de discos de vinil do Planeta. O seu acervo ultrapassa os SETE milhões de discos. Este homem, conhecedor do bem que possui, quer criar um espaço público na cidade de São Paulo para que qualquer pessoa possa usufruir de sua magnífica coleção. O que reflete um profundo amor pela sua terra e pelo seu património.

De norte a sul de Portugal há coleções particulares muito interessantes, tanto em volume (algumas atingem os 40 mil exemplares) quanto em qualidade. Nas Caldas da Rainha não há coleções impactantes, o que não é impedimento para criar-se uma Fonoteca.

Lembrando que essa Casa de Cultura poderia, evidentemente, ser, também, o repositório de outros formatos, nomeadamente o DVD e o CD. Além disso, seria possível desenvolver diversas atividades, oficinas musicais e ações distintas de animação cultural, para os mais diferentes públicos.

A criação de um espaço lúdico, relacionado com a música, numa área dedicada às crianças, seria um modo de aproximar a juventude de sonoridades que estão muito além daquilo que podem receber via Internet, além de existir a possibilidade desse espaço ser um polo de apoio aos Conservatórios de Música, deste e dos concelhos vizinhos.

Outra vertente que tal projeto pode possuir: A criação de um estúdio de gravação e de pós-produção de áudio, câmara de eco, anexos para a realização de voz off, acabamentos musicais, restauração de suportes, etc., mais-valias para os músicos da região Oeste.

Evidentemente, seria necessário um método basilar e ativo, no sentido de atrair público e, principalmente, de doação de acervos, um trabalho a ser desenvolvido com muita seriedade, para que não seja mais um arquivo morto, como outros existentes no concelho.

Preencher os campos funcionais, temáticos e históricos, para ressaltar a missão dessa entidade, fixando-a para a posteridade, é um trabalho deveras interessante, e que só poderá ser desenvolvido por pessoas da área musical, e não por comissários de cartola, que despejam frases sensaboronas, ao sabor de uma maré ultrapassada. Se Caldas da Rainha não possuísse uma plateia culturalmente leiga (deve ser um mal geral no país) certas mentalidades bacocas já teriam regressado ao sarcófago.

Finalizando: Uma fonoteca municipal trará ao concelho uma evidência ímpar, principalmente se verificarmos que em Portugal existem apenas duas, a de Lisboa e a do Porto.

Diagnosticar a música, em qualquer género, desde os primórdios, é possível, bastando, para isso, evidenciar uma reflexão acerca da importância de proteger acervos. A existência da Fonoteca Municipal das Caldas da Rainha será o grande contributo nesse sentido. Como o será também para identificar o público ouvinte, mostrando ao futuro qual o calibre das gentes oestinas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss