Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar é nova aposta da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A primeira edição do Curso de Turismo de Saúde e Bem-Estar, a iniciar em novembro, é a novidade do ano letivo 2020/2021 na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), em Caldas da Rainha.
Os participantes na apresentação visitaram as Termas

O curso procura ser uma mais valia para a cidade no âmbito do programa de relançamento do termalismo, quando se perspetiva a curto/médio prazo a construção de um hotel de cinco estrelas do Grupo Visabeira nas Caldas da Rainha, pelo que o Turismo de Portugal resolveu conjugar esforços, juntando a experiência e o know-how de todas as entidades que possam alavancar e potenciar o desenvolvimento do cluster “Termalismo, Saúde e Bem-Estar” no concelho.

Pretende-se que o curso funcione como um estímulo e motivação para a dinamização de atividades e criação de produtos e serviços turísticos relacionados com esta área.

A sessão de apresentação decorreu no dia 28 de julho, no salão nobre do Hospital Termal de Caldas da Rainha, com a intervenção do vereador Hugo Oliveira, do secretário-geral da Associação Nacional das Termas de Portugal, João Barbosa, da diretora de formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais, do diretor da EHTO, Daniel Pinto, e de Jorge Mangorrinha, como palestrante convidado.

Nesta sessão estiveram ainda presentes representantes das entidades envolvidas na conceção e estruturação do curso, evidenciando o valor da cooperação estabelecida no desenho de uma nova oferta formativa, considerada essencial para a qualificação dos profissionais deste setor, uma vez que se trata de uma primeira edição piloto a nível nacional e que representa também a primeira vez que o Turismo de Portugal realiza, de forma consistente, formação nesta área de saúde e bem-estar.

A iniciativa da criação do curso surge da conjugação de vários fatores impulsionadores da ideia de dinamização do turismo de saúde e bem-estar, a começar pela vontade do Turismo de Portugal em aprofundar e diversificar a oferta formativa no âmbito da rede de escolas de hotelaria e turismo, tendo sido criado um grupo de trabalho com diversas entidades públicas e privadas para a análise, discussão e construção do plano do novo curso.

Acresce a intenção da EHTO de prosseguir e desenvolver um projeto educativo inovador, criativo, diferenciador e que responda às exigências do mercado, o desejo e interesse de reforço da formação nesta área manifestado pelas entidades que integram o Grupo de Trabalho do Turismo Termal (Turismo de Portugal, Ordem dos Médicos, Associação Nacional de Municípios, Associação das Termas de Portugal e Direção Geral de Energia e Geologia), que afirmam claramente que a implementação de programas de combate à sazonalidade, através da dinamização de produtos turísticos específicos, nomeadamente o turismo de saúde, é uma prioridade para o turismo.

O alinhamento com a estratégia definida pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha e a Comunidade Intermunicipal do Oeste de relançamento do termalismo, saúde e bem-estar no concelho e região Oeste, é outro dos argumentos.

Trata-se de um Curso de Especialização Técnica e terá como objetivo dotar profissionais com competências técnicas de gestão para o desempenho de funções em estabelecimentos termais, spas e outras unidades de saúde e bem-estar, estando organizado por um percurso de formação técnica constituído por doze módulos, com duração de aproximadamente seis meses, possibilidade de realização do projeto final de curso e visitas técnicas, no total de 350 horas. A frequência e conclusão do curso permite ainda a realização um estágio curricular.

No final deste percurso os formandos poderão complementar a sua formação com unidades técnicas opcionais práticas, de 25 horas cada, em técnicas terapêuticas do leste asiático, técnicas terapêuticas sensoriais e técnicas de hidrobalneoterapia.

Destina-se a profissionais de estabelecimentos termais e estabelecimentos de spas, massagistas, terapeutas, esteticistas, atendimento ao cliente, setor do alojamento e hotelaria, turismo rural, alojamento local e eventos, setor da animação turística, setor da saúde e terapias complementares, empreendedores, desempregados e jovens à procura do primeiro emprego.

A condição de acesso é a escolaridade mínima obrigatória. Inscrições e mais informações detalhadas podem ser obtidas no site www.escolas.turismodeportugal.pt e também na secretaria da EHTO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“A água é o elemento essencial para o desenvolvimento desta cidade”

A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

psd

Feira das Traquitanas

A Associação Nova Versão, com sede na cidade das Caldas da Rainha, realizou no passado sábado a 1ª Feira de Traquitanas, na Rua Dr. Leão Azedo.

feira

Orquestra Ligeira do Exército deu concerto

Inserido nas comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE), sediada nas Caldas da Rainha, decorreu na noite da passada sexta-feira, na Praça 25 de Abril, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

orquestra