Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Os afectos em tempos de COVID-19

Drª Inês Santos Diretora Tecnica Sénior Resort

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os afectos marcam a nossa vivência a partir do momento em que começamos a sentir, desde o ventre materno, que criamos laços com quem nos rodeia. Nós, os seres humanos, necessitamos de afectos.
Quartos do Sénior Resort

Nos tempos que atravessamos, sentimos a necessidade de redefinir a forma de os transmitir, principalmente aos nossos avós que esperam de todos “um olá”, “um toque”, “um abraço”, “um beijo”, enfim… um Afecto.

Desenvolvemos novas competências e as mudanças do nosso quotidiano estão latentes, principalmente para eles fustigados pelo tempo com os seus corpos cansados e enrugados, que anseiam todos os dias, algo que os faça sentir vivos, sentir que vale a pena acordar de manha.

Cabe-nos compensá-los: com nosso olhar de esperança, com o nosso aceno de atenção, com a nossa disponibilidade para ouvir e fortalecer laços com os de dentro, com os de fora, de onde venha um apoio, um porto seguro.

O “NÃO” passou a estar muito mais presente que antes: NÃO sair; NÃO tocar; NÃO abraçar; NÃO visitar. Em todos estes NÃO, em tempo algum vimos o “NÃO VIVER”. Há que reinventar a forma de viver, com um quotidiano mais trabalhoso, mais cauteloso, mas mais seguro, todos juntos tivemos que aprender novas formas de ser felizes, novas formas de nos ajudarmos mutuamente.

Tiveram que descobrir as maravilhas das novas tecnologias…”são os meus netos” e perceberam que por aquele ecrã poderiam ver, ouvir, falar com os que mais Amam, mesmo que de uma forma nunca imaginada anteriormente.

Felizmente, na maioria das instituições foi diligenciado no sentido de encurtar a distância promovendo o contacto de uma forma segura, permitindo o desenvolvimento de novas formas de convivência, aprendizagem que perdurará no tempo e certamente manter-se-ão utilizadas após COVID de forma a ter ao dispor mais um meio eficaz para poder comunicar com quem mais perto está do coração.

Gerir expectativas, ora abrir visitas, ora suspender visitas mantendo as rotinas das atividades diárias, eliminando pensamentos de abandono “porque não me vêm ver?” é o grande desafio desta época Covid em que vivemos e que não sabemos durante quanto tempo vai perdurar.

Fazemos para que cada dia seja melhor e que valha a pena.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss