Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Trabalhadores sazonais da apanha da fruta motivam preocupação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para que a época da apanha da fruta não seja motivo de propagação da Covid-19, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, pede que cada um dos trabalhadores sazonais seja testado antes de entrar em atividade.
É pedido que cada trabalhador antes de entrar em atividade faça um teste à Covid-19

Segundo o autarca, estes trabalhadores “por vezes são largados por empresas de trabalho temporário em questões de habitabilidade e salubridade indignas, situação que cria um risco acrescido de propagação”, pelo que já pediu ao secretário de estado da Saúde para “o Governo trabalhar connosco nessa matéria de forma a garantir com as empresas que não haja ninguém a entrar em atividade sem previamente ter um teste de despistagem”.

Para o presidente da Câmara, este teste “é decisivo para todo o Oeste”, onde “afluem de um modo geral milhares de trabalhadores oriundos de vários países africanos e asiáticos com hábitos e costumes diferentes dos nossos”.

Jorge Nunes, coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, revelou que foram já feitas visitas a algumas fruteiras no sentido de alertar para os cuidados a ter e para analisar os planos de contingência para prevenir essas situações.

“Estamos muito seriamente preocupados com o setor agrícola, que recebe trabalhadores de altíssimo risco que vivem em condições muito duvidosas e deploráveis, e quando é um infetado, infetam todos, porque vivem em conjunto”, manifestou.

Nas Caldas da Rainha, o presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, Paulo Sousa, defendeu há dias que com formação se poderão diminuir os focos de infeção por Covid-19. O objetivo é criar “reuniões com agricultores das várias freguesias do concelho, no sentido de explicar as regras de combate à pandemia, para que estes as possam demonstrar aos trabalhadores”.

“Muitas vezes, os trabalhadores não têm uma perceção de risco”, justificou Paulo Sousa, acrescentando que “compete também ao empregador ter uma atitude pedagógica, explicando as medidas de contenção durante as pausas do trabalho, que são momentos em que as pessoas relaxam e convivem umas com as outras”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas