Este encontro está sujeito a inscrição prévia e as candidaturas estão abertas, sendo o tema da semana de trabalho “Incluindo a diferença: promover a empregabilidade de todos os jovens na Europa”. Através deste encontro, serão proporcionadas formações aos jovens e animadores de juventude presentes, oriundos de diferentes países europeus. Ao longo do programa, participarão em seminários, atividades de formação, mas também em visitas de descoberta regional, em conformidade com as obrigações atuais em matéria sanitária.
O objectivo do projeto é de desenvolver competências-chave na procura de emprego entre os jovens, através de seminários e actividades de educação informal. O projecto visa realçar o bilinguismo e o multiculturalismo que muitos jovens lusodescendentes ou lusófonos têm em comum na Europa, mas também dar respostas aos jovens para quem é mais difícil encontrar trabalho: jovens com deficiência, jovens que vivem em zonas rurais, imigrantes e requerentes de asilo.
Ao mesmo tempo, os participantes construirão um projecto de solidariedade para ajudar à integração profissional de jovens refugiados em Portugal, em colaboração com uma empresa local e com estruturas públicas e privadas especializadas no acolhimento de refugiados no país. Isto permitirá que os frutos da formação sejam aplicados, que a mesma continue na prática e que se multiplique o impacto do encontro a diferentes níveis: a nível local, graças ao projeto; a nível nacional, graças ao impacto em cada país de onde provém cada jovem participante; e a nível europeu, graças à rede europeia lusófona construída durante o evento.
0 Comentários