Q

Previsão do tempo

21° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 25° C

Combate à beata do cigarro no chão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a comunidade para o facto de que todos os resíduos descartados para o chão podem acabar por ser conduzidos até ao mar através das redes de águas pluviais, o Município de Peniche aderiu ao projeto “O Mar Começa Aqui… O Mar Começa em Ti”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e no qual as crianças e jovens que integram as Eco-Escolas participaram com desenhos/maquetes, elaboradas em linha com a mensagem do projeto.
A Câmara de Peniche exibiu um cartaz sobre a poluição dos oceanos com a beata do cigarro (foto Carlos Tiago)

Numa ação de sensibilização dos penichenses e de quem visita o concelho, a Câmara Municipal de Peniche colocou junto aos Paços do Concelho um cartaz que fala de um dos problemas mais graves de poluição dos oceanos: a beata do cigarro.

É uma mensagem em linha com o projeto “O mar começa aqui”, da Águas do Tejo Atlântico, que vai direitinha aos fumadores porque a liberdade de fumar não autoriza que se deite para o chão ou para o espelho de água a respetiva beata.

A 8 de junho assinalou-se o Dia Mundial dos Oceanos, este ano com o tema “Inovação para um oceano sustentável”.

O oceano tem sido um elemento bastante fustigado, nomeadamente pela quantidade de plásticos que se acumulam nos fundos e pela deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Segundo as estatísticas, em média, em Portugal são atiradas para o chão sete mil beatas por minuto.

Com o objetivo de motivar os fumadores a deitar as suas beatas no sítio correto, serão colocados cinzeiros de parede na proximidade de alguns edifícios municipais. Estas beateiras são feitas de polisin, uma matéria-prima muito resistente de patente portuguesa produzida a partir de plásticos acumulados em aterros e que não podem ser reciclados.

As beatas deverão ser colocadas nas papeleiras existentes e disseminadas pela cidade, nunca no chão.

De acordo com a Lei n.º 88/2019, de 3 de setembro, as pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco passam a ser equiparadas a resíduos sólidos urbanos e, por isso, o seu “descarte em espaço público”, constitui uma contraordenação punível com coima mínima de €25 e máxima de €250.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Simulacro de acidente rodoviário

Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.

exercicio

Protocolo para promover a atividade física

O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.

Lagoa de Óbidos recebe provas de SUP Race

A Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal (ASUPP) vai organizar, em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf e o Município de Óbidos, a Maratona SUP Race, na Lagoa de Óbidos, junto ao Covão dos Musaranhos, nos dias 24 e 25 de junho.