Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Assistentes operacionais da Escola Rafael Bordalo Pinheiro recebem formação de militares

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 40 assistentes operacionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP) receberam no passado dia 11 formação de militares da Escola de Sargentos do Exército (ESE) sobre os processos de desinfeção durante a pandemia Covid-19, por forma a preparar a abertura das escolas a 18 de maio.
Os militares deram formação sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção individual

Presente na sessão esteve a diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Maria do Céu Santos, que destacou a importância da iniciativa que alerta os funcionários que vão assegurar os trabalhos de higienização e desinfeção. “São eles também que não vão deixar os alunos entrar sem máscara e que vão dar indicações sobre os comportamentos corretos”, explicou ao JORNAL DAS CALDAS a responsável, acrescentando que há “estudantes bem informados sobre as medidas de proteção e outros nem por isso, portanto, temos que estar atentos”.

A diretora do agrupamento revelou que como só vão iniciar as aulas presenciais para 400 alunos do 11º e do 12º, bem como os terceiros anos de outras ofertas formativas, alguns assistentes operacionais ficam em casa para o caso de terem de substituir alguém tenha que ficar de quarentena. “No entanto, vamos ter um reforço de funcionários para fazer o acompanhamento dos alunos para que sejam seguidas as melhores práticas e regras de proteção individual e de limpeza dos espaços comuns”, informou.

“Se seguirmos estas orientações, estaremos não só a proteger-nos a nós, mas também aos que nos rodeiam, incluindo as nossas famílias”, referiu, acrescentando que “esta crise de saúde pública obriga a uma constante adaptação e rigor da parte de todos”.

Os militares da ESE deram orientações sobre a desinfecção, a gestão de resíduos e procedimentos de limpeza, os quais deverão ser reforçados.

A norma orientadora da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com a orientação da Direção-Geral da Saúde e das Forças Armadas, define que as salas de aula devem ser limpas sempre que haja mudança de turma e os refeitórios logo após a utilização de um grupo e antes de outro entrar no espaço.

Decorreu ainda uma parte mais prática onde os sargentes demonstraram a correta utilização dos equipamentos de proteção individual.

No momento da formação, foi sublinhado aos funcionários que as maçanetas das portas e interruptores “são superfícies de grande risco que precisam ser desinfetadas”.

No dia seguinte à ação de formação os militares da ESE entregaram à ESRBP material de proteção individual para alunos, funcionários e professores.

Maria do Céu Santos informou ainda que a escola foi desinfetada (interior e exterior), uma das medidas antes do regresso às aulas. Máscaras serão entregues aos alunos que não tiverem.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o sargento-chefe de operações, informações e segurança da ESE, Rodrigo Minhava, disse que “três equipas, constituídas por dez militares da ESE, estão empenhadas no apoio da reabertura progressiva dos estabelecimentos de ensino secundário, trabalhando afincadamente na semana de 11 a 15 de maio para as escolas apoiadas efetuarem a sua atividade em segurança”.

Segundo este responsável, foram “realizadas ao todo nesta fase nove ações de formação a cerca de quatro centenas de elementos de diversas escolas e entidades, bem como entregues máscaras, luvas, embalagens de desinfetante, viseiras, batas descartáveis, entre outro material”.

A ESE, no âmbito do combate e prevenção à pandemia, tem vindo a colaborar com o Ministério da Educação através de ações de sensibilização de medidas preventivas higiénico-sanitários, demonstrações de ações de desinfeção de espaços confinados, distribuição de equipamento de proteção individual e material de desinfeção aos estabelecimentos de ensino secundário da sua área de ação (concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche e Rio Maior).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“A água é o elemento essencial para o desenvolvimento desta cidade”

A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

psd

Feira das Traquitanas

A Associação Nova Versão, com sede na cidade das Caldas da Rainha, realizou no passado sábado a 1ª Feira de Traquitanas, na Rua Dr. Leão Azedo.

feira

Orquestra Ligeira do Exército deu concerto

Inserido nas comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE), sediada nas Caldas da Rainha, decorreu na noite da passada sexta-feira, na Praça 25 de Abril, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

orquestra