Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C

Procissões das velas no concelho de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mês de maio é para os católicos de todo o mundo, e em particular de Portugal, um tempo dedicado à devoção a Nossa Senhora de Fátima, por isso a Unidade Interparoquial de Amoreira, Olho Marinho, Sobral da Lagoa e Vau, no concelho de Óbidos, decidiu realizar procissões de velas.
Imagem de Nossa Senhora

“As circunstâncias atuais não permitem viver estes momentos de oração da forma habitual, nomeadamente com a oração diária do terço nas comunidades paroquiais, as peregrinações, visitas e celebrações no Santuário de Fátima. Não queremos, contudo, que uma vivência tão importante, que diz respeito à tradição e à identidade do nosso país, passe despercebida”, manifesta o padre Marco Leotta.

Sendo tradição das paróquias realizar a “procissão das velas” no mês de maio, em honra de Nossa Senhora, e sendo impossível a sua concretização como de costume, a imagem de Nossa Senhora de Fátima irá percorrer as ruas de Amoreira, Olho Marinho, Sobral da Lagoa e Vau.

“No respeito das normas preventivas de distanciamento social, somos convidados a permanecer nas nossas habitações, evitando aglomerações de pessoas, ornamentando as nossas casas com flores e velas”, refere o padre, descrevendo que “esta procissão tem a missão de manifestar que durante este mês Nossa Senhora passa de forma concreta nas nossas vidas para reorientar o nosso coração ao de Cristo, seu filho e à sua igreja. Para recordar-nos que permanecemos todos no seu coração de mãe e dirigir o olhar da nossa vida para Deus”.

As procissões têm lugar a partir das 20h30 na Amoreira (16 de maio), Vau (17 de maio), Olho Marinho (23 de maio) e Sobral da Lagoa (24 de maio).

“Fique em casa, vá à janela, à varanda, acenda uma vela e espere. Coloque uma colcha, um altar e uma dezena, se for essa a sua vontade”, sugere o pároco, vincando que “protegendo-se a si estará a proteger-nos a todos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Torneio de Vólei adaptado

No passado sábado, o Sporting das Caldas realizou o primeiro Torneio de Vólei adaptado, no âmbito do DEVolley Project - Projeto de Voleibol Diferenciado Envolvente.

scc