Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Linha telefónica de apoio para diabéticos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A preocupação de Joana Louro para com os milhares de diabéticos portugueses, que são um grupo de risco da Covid-19, levou a médica caldense, que é membro do secretariado do Núcleo de Estudos Diabetes Mellitus (NEDM), a lançar a ideia de criar uma linha telefónica de apoio para aqueles doentes, onde estará Manuela Ricciulli, coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A médica especialista em diabetes do CHO, Manuela Ricciulli

O desafio foi aceite e desde o dia 1 de abril que os doentes diabéticos passaram a ter disponível uma linha de informação que é sempre atendida por médicos especialistas sobre diabetes de forma voluntária. Segundo Joana Louro, no espaço de dez dias a linha recebeu cerca de 400 chamadas a nível nacional.

“Não podemos permitir que estes doentes descompensem, porque se isso acontecer têm que recorrer à urgência e depois estarão em risco de serem infetados”, apontou.

A médica informou ainda que todas as consultas da responsabilidade da medicina interna no CHO estão a ser realizadas via telefone. “Fazemos sempre teleconsulta aos doentes com diabetes, passamos receituário e marcamos nova consulta para que o doente nunca se sinta desapoiado”, referiu.

Os doentes descompensados ou que precisam de intervenções presenciais “continuam a comparecer ao hospital com todas as condições de segurança”.

Não podendo estar no outro lado do telefone, por estar na linha da frente do combate à Covid-19, o hospital das Caldas está a ser representado por Manuela Ricciulli.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Manuela Ricciulli disse que no domingo de Páscoa recebeu cerca de 100 chamadas, batendo o recorde de telefonemas. A médica das Caldas informou que “muitas pessoas com diabetes telefonam porque necessitam de aconselhamento especializado, mas há outras que ligam porque precisam de conversar sobre a situação que estamos a passar”.

Com os telefonemas que recebeu, já fez vários ajustes de insulina. Recebeu também em linha algumas pessoas diabéticas que trabalham na área da saúde e que têm dúvidas se devem continuar ou não no seu local de trabalho.

Manuela Ricciulli explica que o facto de os doentes estarem confinados em casa faz com que tenham uma vida mais sedentária e uma alimentação mais farta. No entanto, indica que também há aqueles doentes com diabetes que “estão a ter cuidado com a alimentação e a fazer algum exercício e a fazer mais registos diários da glicemia, até porque não querem correr o risco de ir parar à urgência”.

Daí achar fundamental a linha “para as muitas dúvidas que têm surgido de doentes diabéticos”, que funciona todos os dias, entre as 8 e as 22 horas, através do número 300 003 800.

A iniciativa juntou a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o Núcleo de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161