Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Reforçar o sistema imunitário para diminuir o risco de infeção

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As formas mais eficazes para a prevenção de qualquer surto viral ou bacteriano são as boas práticas de higiene pessoal, tais como a lavagem das mãos, a proteção da boca na tosse ou espirros, o uso de lenços de papel de utilização única, ou seja, medidas de etiqueta respiratória e de distanciamento social. Com o novo coronavírus (COVID-19) não é diferente.
Câmara da Nazaré deu conselhos sobre alimentação

“Um sistema imunitário otimizado depende sempre de um estado nutricional e de hidratação adequados”, lembra a nutricionista da Câmara da Nazaré, Dânia Mafra.

Devem-se privilegiar os alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário, tais como vegetais e frutos de cor verde (espinafre, brócolos, kiwi, agrião ou couve, por exemplo), fontes de fibra, ferro e vitamina C.

Frutas e legumes avermelhados, como pimento, morango e tomate são excelentes fontes de vitamina C, licopeno, antocianinas, entre outros, que para além das propriedades antioxidantes, apresentam caraterísticas cardio-protetoras e estimulam o sistema imunitário.

Por sua vez, frutas e legumes alaranjados, como laranja, tangerina, mamão, cenoura e damasco são ricos em carotenoides, vitamina A e vitamina C.

São recomendados azeite e frutos secos oleaginosos (noz, amêndoa, avelã e pinhão, castanha do maranhão) ricos em selénio, ómega 3 e vitamina E, carne, laticínios e cereais enriquecidos, fontes de zinco, e iogurtes naturais, fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos.

A hidratação é outro fator que deve estar assegurado para que o sistema imunitário funcione adequadamente. A defesa do organismo contra microrganismos que entram através do trato gastrointestinal e respiratório é realizada por anticorpos, muitos deles presentes na saliva. Assim, a redução da produção salivar pode diminuir a quantidade destes agentes, daí que a manutenção da hidratação seja fundamental. Beba de 20 a 35 ml água/kg peso diariamente (dependendo do grau de transpiração e da atividade física que pratica).

Outra forma de reforçar o sistema imunitário é através da prática de exercício físico, independentemente do tipo.

“Pode não parecer que haja relação, mas o exercício melhora a resposta endógena antioxidante e atrasa o envelhecimento do sistema imunitário”, comenta Dânia Mafra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1