Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Óbidos prepara medidas de apoio a empresas e famílias

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Humberto Marques, presidente do Município de Óbidos, está a trabalhar em “vários espaços e em muitas frentes, aproveitando ao máximo as tecnologias para poder estar em cima do acontecimento” e ajudar a população local face à situação de emergência de saúde pública decretada.
Humberto Marques, presidente do Município de Óbidos

O autarca respondeu a algumas questões do JORNAL DAS CALDAS.

JORNAL DAS CALDAS – Para além das medidas já tomadas no concelho, agora depois do decreto do estado de emergência o que mudou em Óbidos?

Humberto Marques: Para além do que já foi anunciado, reforçámos as medidas, nomeadamente com a suspensão dos velórios e suspensão de todas as missas e outras atividades de culto e restrição da permanência de um máximo de dez pessoas em funerais, onde se recomenda a não abertura da urna.

Vamos também permitir que a leitura da água consumida seja fornecida pelos consumidores por via telefónica ou via eletrónica. E vamos, igualmente, potenciar a partilha de recursos, equipamentos e serviços entre o Município, o Parque Tecnológico e a empresa municipal Óbidos Criativa, para além de todas as medidas já anteriormente anunciadas e divulgadas.

J.C. – Concorda com a declaração do estado de emergência nacional e as restrições impostas pelo Governo?

H.M.: Dadas as circunstâncias, e mesmo com o grande comportamento cívico por parte dos portugueses, naturalmente que concordo.

J.C. – Estão a pensar a criar um hospital de campanha?

H.M.: Essa é uma decisão que caberá às autoridades de saúde. A Câmara Municipal de Óbidos é um parceiro e fará tudo o que estiver ao seu alcance para ir ao encontro das necessidades da população. Nesse sentido, já temos dois espaços reservados para o efeito, em articulação com as entidades, e ficaremos a aguardar que a entidade de saúde nos diga se será necessário. Esperemos que não!

J.C. – Sabe se existe algum infetado com a Covid-19?

H.M.: Até agora, não nos foi reportado, pela entidade de saúde, qualquer caso no território de Óbidos.

J.C. – A vila de Óbidos recebe milhares de visitantes. Essas excursões foram proibidas? Como estão a fazer a gestão dos turistas?

H.M.: A nossa recomendação é não virem. Em todo o caso, os operadores têm, amiúde, feito algumas paragens em Óbidos por sua própria iniciativa. Com a entrada em vigor do Estado de Emergência, estamos em crer que tudo isto terminará.

J.C. – Concorda com as medidas do Governo para apoiar as empresas?

H.M.: Naturalmente que concordo, pese embora considerar que é apenas um sinal face à real necessidade de apoio às empresas e, consequentemente, ao trabalho. Esta situação está a colocar o mundo à prova e, acima de tudo, a nossa forma de estar. Apesar disso, o mundo não pode parar e nós, eleitos, decisores, representantes da população, temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a economia continue a funcionar. As pessoas dependem disso e não podemos baixar os braços.

J.C. – Além das medidas do Governo de apoio às empresas o Município tem algum plano para ajudar a minimizar os prejuízos das empresas instaladas no concelho de Óbidos?

H.M.: Estamos, neste momento, a desenhar um conjunto de medidas de apoio, quer para empresas, quer para famílias, o que pode condicionar futuros investimentos que estavam previstos. Mas, como disse anteriormente, as pessoas estão, obviamente, primeiro.

J.C. – Face à quebra de rendimentos dos munícipes, a autarquia tem algum plano? Por exemplo, estão a estudar a hipótese de famílias e as empresas do concelho ficarem isentas do pagamento da água?

H.M.: Estamos a desenhar essas medidas. As decisões não podem ser tomadas de ânimo leve. Há muitas variáveis a equacionar, sendo que, independentemente de tudo, o resultado desta equação será sempre melhorar a vida das nossas populações. Estamos empenhados nisso.

J.C. – Que mensagem quer passar à população nesta altura difícil?

H.M – Este é um momento particularmente difícil, em que todos, sem exceção, somos chamados a agir, seja de forma individual, seja de forma coletiva, num combate difícil e desigual. Mas sinto que temos gente de fibra, com muita energia, conscientes e responsáveis, capazes de vencer esta luta. Por isso deixo uma mensagem de esperança, em nome dos que mais precisam de nós, para que substituam o medo pela confiança, o desânimo pelo ânimo de ganhar, a sensação de incapacidade pela vitória, o cansaço pelo vigor. Se todos formos capazes de o fazer, não tenho dúvidas de que venceremos esta luta invisível e desigual.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss