Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Câmara de Óbidos presta apoio psicológico por causa do Covid-19

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criado um canal para apoio psicológico, com vista a ajudar a gerir o stress e facilitar o desenvolvimento de estratégias ativas de adaptação à situação atual, perante a pandemia do Covid-19.
A Câmara está a disponibilizar apoio psicológico

Este canal destina-se a todos os funcionários do Município de Óbidos e a munícipes, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00, sendo que o apoio será dado pela equipa da psicóloga do Município de Óbidos, Joana Duarte. Sempre que necessário e possível, este apoio será também realizado via Skype (vídeochamada).

Pode ser solicitado por meio eletrónico, através do e-mail psicologajoanaduarte@gmail.com.

Devido a um possível número elevado de solicitações, poderá haver atraso, alerta a autarquia.

Medidas de carácter excecional reforçadas

Foi publicado na passada sexta-feira o despacho do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, que reforça as medidas preventivas de caráter excecional e temporário anteriormente anunciadas. Este reforço prolonga-se até às 23h59 de 13 de abril e aplica-se a todo o concelho de Óbidos.

Assim, ficam suspensos os velórios e suspensas todas as missas e outras atividades de culto e restrição da permanência de um máximo de dez pessoas em funerais, onde se recomenda a não abertura da urna.

No que diz respeito aos contadores da água, o despacho permite que a leitura da água consumida seja fornecida pelos consumidores por via telefónica ou via eletrónica. Aos consumidores que não procederem à leitura voluntária será efetuada uma leitura estimada. Após a leitura do contador, realizada por um funcionário municipal, será feito o acerto na factura seguinte, podendo haver lugar a dedução dos valores que foram anteriormente estimados por ausência de leitura.

Para além do encerramento do atendimento presencial, já antes tinha sido decidido encerrar os edifícios municipais. Os assuntos poderão ser tratados através dos serviços on-line, em www.cm-obidos.pt, através do telefone 262955500, ou das moradas de correio electrónico atendimento@cm-obidos.pt e geral@cm-obidos.pt. Mantêm-se a funcionar os contactos directos e de piquete (informação disponível em www.cm-obidos.pt).

Do ponto de vista administrativo, foram suspensos os prazos para a prática dos atos processuais ou procedimentais que corram os seus termos na Câmara de Óbidos, assim como suspender os prazos de pagamento de facturação emitida pelo Município e a consequente entrada em execução fiscal de facturação não paga, até 30 de abril.

Foi acionado ainda o regime excepcional de contratação pública e de autorização de despesa, na medida do estritamente necessário e por motivos de urgência imperiosa, para que se possa efectuar aquisições de bens e de serviços tendo em vista a prevenção, contenção, mitigação e tratamento de infeção epidemiológica pela Covid-19, bem como a reposição da normalidade.

Foi também suspenso o serviço urbano de transporte – OBI, encerrados os centros de convívio do Programa Municipal Melhor Idade, mantendo, contudo, o fornecimento de refeições aos utentes que delas necessitarem.

Foram ainda encerradas todas das casas de banho públicas, com excepção das do Posto de Turismo e da Cerca do Castelo, onde será efetuado um reforço de limpeza. Também a limpeza em todos os edifícios municipais, mesmo encerrados, será intensificada.

Desinfeção das ruas

O Município de Óbidos iniciou no dia 19 de março uma campanha de desinfeção com hipoclorito de sódio, vulgo lixívia, em todo o concelho.

Os trabalhos seguem as normas de desinfeção indicadas pela Direção-Geral da Saúde.

Festival de Chocolate cancelado

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos foi cancelado. A organização considera esta medida necessária no combate ao vírus, esperando que a situação se resolva o mais brevemente possível.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas