Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Reeducação Postural Global – RPG

Fisioterapeuta Fabiana Faustino Clínica de Reabilitação do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A RPG é um método de tratamento de fisioterapia que consiste numa avaliação postural e na correção das alterações posturais detetadas. São utilizadas posturas de alongamento da musculatura e das cadeias musculares retraídas ou encurtadas e do tecido fascial envolvente, restaurando a mobilidade articular.
O fisioterapeuta orienta e auxilia na progressão do movimento

Estas posturas são realizadas com o utente deitado, sentado ou de pé. O fisioterapeuta orienta e auxilia na progressão do movimento no sentido da globalidade e alongamento “da cabeça aos pés”, sem compensações ou restrições e sem esquecer a importância da respiração.

Durante o tratamento o utente participa ativamente na correção das alterações estimulando a sua consciência corporal. Este método está indicado para praticamente todas as faixas etárias, sendo os resultados variáveis de acordo com alguns fatores.

A RPG tem elevado resultado não só na eliminação das queixas dos utentes, mas também no realinhamento de todo o sistema músculo-esquelético, devido à sua incidência sobre a causa ou origem da disfunção. O indivíduo é visto de forma integrada, procurando-se a origem da sua dor e/ou problema, e não somente o alívio dos sintomas.

Qual a importância deste método?

Em conjunto com outros fatores, tais como o sedentarismo, as alterações posturais podem provocar lesões no nosso sistema neuro-musculo-esquelético. O nosso corpo adota posturas de defesa em situações de dor, permitindo-nos realizar o nosso dia a dia de forma mais aliviada. Porém, essas posturas a médio/longo prazo irão provocar problemas noutras partes do corpo visíveis, por exemplo, na diminuição da flexibilidade muscular e na restrição da mobilidade articular.

Em que situações pode ser utilizado?

– Cervicalgias, dorsalgias e lombalgias

– Escolioses

– Hipercifose/hiperlordose

– Problemas de “falsa perna curta”

– Hérnias discais

– Joelhos varos (“para fora”) ou valgos (“para dentro”)

– Pé cavo e pé plano

– Deformações do tórax (por exemplo, peito escavado – depressão no tórax)

– Lesões por esforço repetido (por exemplo, tendinopatias)

– Lesões pós-traumáticas

– Doenças degenerativas como agravamento do alinhamento postural

– Patologias respiratórias

Corrija a sua postura, faça RPG!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss