Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Reeducação Postural Global – RPG

Fisioterapeuta Fabiana Faustino Clínica de Reabilitação do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A RPG é um método de tratamento de fisioterapia que consiste numa avaliação postural e na correção das alterações posturais detetadas. São utilizadas posturas de alongamento da musculatura e das cadeias musculares retraídas ou encurtadas e do tecido fascial envolvente, restaurando a mobilidade articular.
O fisioterapeuta orienta e auxilia na progressão do movimento

Estas posturas são realizadas com o utente deitado, sentado ou de pé. O fisioterapeuta orienta e auxilia na progressão do movimento no sentido da globalidade e alongamento “da cabeça aos pés”, sem compensações ou restrições e sem esquecer a importância da respiração.

Durante o tratamento o utente participa ativamente na correção das alterações estimulando a sua consciência corporal. Este método está indicado para praticamente todas as faixas etárias, sendo os resultados variáveis de acordo com alguns fatores.

A RPG tem elevado resultado não só na eliminação das queixas dos utentes, mas também no realinhamento de todo o sistema músculo-esquelético, devido à sua incidência sobre a causa ou origem da disfunção. O indivíduo é visto de forma integrada, procurando-se a origem da sua dor e/ou problema, e não somente o alívio dos sintomas.

Qual a importância deste método?

Em conjunto com outros fatores, tais como o sedentarismo, as alterações posturais podem provocar lesões no nosso sistema neuro-musculo-esquelético. O nosso corpo adota posturas de defesa em situações de dor, permitindo-nos realizar o nosso dia a dia de forma mais aliviada. Porém, essas posturas a médio/longo prazo irão provocar problemas noutras partes do corpo visíveis, por exemplo, na diminuição da flexibilidade muscular e na restrição da mobilidade articular.

Em que situações pode ser utilizado?

– Cervicalgias, dorsalgias e lombalgias

– Escolioses

– Hipercifose/hiperlordose

– Problemas de “falsa perna curta”

– Hérnias discais

– Joelhos varos (“para fora”) ou valgos (“para dentro”)

– Pé cavo e pé plano

– Deformações do tórax (por exemplo, peito escavado – depressão no tórax)

– Lesões por esforço repetido (por exemplo, tendinopatias)

– Lesões pós-traumáticas

– Doenças degenerativas como agravamento do alinhamento postural

– Patologias respiratórias

Corrija a sua postura, faça RPG!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda