Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Recordar o moleiro Francisco João Beato

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Construir as memórias e o património local: os “negócios” do moleiro Francisco João Beato (1929-2016)”, é tema uma palestra a realizar |na Associação Desportiva e Recreativa do Reguengo da Parada, no concelho das Caldas da Rainha, no dia 22 de março, pelas 16h.

Francisco João Beato nasceu e viveu nas aldeias do Reguengo e Chão da Parada. Entre as décadas de 1940 e 1970 dedicou-se ao ofício de moleiro, ocupando vários moinhos aí situados. Este ofício, herdado do seu pai e do seu avô, deu, progressivamente, lugar à actividade comercial, que, nas várias aldeias do litoral-norte das Caldas da Rainha, proporcionou o acesso a bens alimentares, rações, adubos/pesticidas, entre muitos outros produtos, que salvaguardaram os “fregueses” de uma deslocação à zona urbana. A participação de Francisco João Beato no comércio local manteve-se até 2016, e, de todas as suas atividades, ficaram alguns testemunhos que podem tornar-se parte da identidade e património da região em que foram desenvolvidos e da comunidade que lhes está associada. No dia 22 de março, além da apresentação deste caso de estudo, por Joana Beato Ribeiro, procurar-se-á apelar junto da comunidade que conheceu Francisco João Beato, que recorda os seus negócios e vivências, e que pode valorizar todo o património material e imaterial que se liga a este contexto, para a necessidade de se construir um património partilhado e participado, a partir das memórias de todos. A atenção dispensada aos moinhos do Oeste prende-se com a urgência da sua preservação e do entendimento da sua relevância para a história da região. Haverá um convívio com caldo verde e pão com chouriço e uma representação do Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

127 anos dos bombeiros festejados em cerimónia emotiva

A cerimónia do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, realizada no passado domingo, foi bastante emotiva, pela passagem ao quadro de honra de dois bombeiros, pelas promoções, condecorações e louvores, pela transferência de testemunho do porta-estandarte, pela atribuição de patrono a duas viaturas, pelo elogio ao comandante de Pedrógão Grande, mas sobretudo por ter sido lembrada a morte de um bombeiro da corporação vizinha de Óbidos no maior incêndio ocorrido este ano nas Caldas da Rainha.

bombeiros1

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Fábio Romano – 18 valores

Fábio Romano, de 33 anos, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha, foi o melhor aluno com uma classificação de 18 valores (correspondendo aos dois primeiros semestres. Encontra-se a aguardar a nota de estágio curricular, que irá ainda integrar esta média).

img 6552 2 fabio romano