Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Recordar o moleiro Francisco João Beato

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Construir as memórias e o património local: os “negócios” do moleiro Francisco João Beato (1929-2016)”, é tema uma palestra a realizar |na Associação Desportiva e Recreativa do Reguengo da Parada, no concelho das Caldas da Rainha, no dia 22 de março, pelas 16h.

Francisco João Beato nasceu e viveu nas aldeias do Reguengo e Chão da Parada. Entre as décadas de 1940 e 1970 dedicou-se ao ofício de moleiro, ocupando vários moinhos aí situados. Este ofício, herdado do seu pai e do seu avô, deu, progressivamente, lugar à actividade comercial, que, nas várias aldeias do litoral-norte das Caldas da Rainha, proporcionou o acesso a bens alimentares, rações, adubos/pesticidas, entre muitos outros produtos, que salvaguardaram os “fregueses” de uma deslocação à zona urbana. A participação de Francisco João Beato no comércio local manteve-se até 2016, e, de todas as suas atividades, ficaram alguns testemunhos que podem tornar-se parte da identidade e património da região em que foram desenvolvidos e da comunidade que lhes está associada. No dia 22 de março, além da apresentação deste caso de estudo, por Joana Beato Ribeiro, procurar-se-á apelar junto da comunidade que conheceu Francisco João Beato, que recorda os seus negócios e vivências, e que pode valorizar todo o património material e imaterial que se liga a este contexto, para a necessidade de se construir um património partilhado e participado, a partir das memórias de todos. A atenção dispensada aos moinhos do Oeste prende-se com a urgência da sua preservação e do entendimento da sua relevância para a história da região. Haverá um convívio com caldo verde e pão com chouriço e uma representação do Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161