Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Recordar o moleiro Francisco João Beato

4 de Março, 2020
“Construir as memórias e o património local: os “negócios” do moleiro Francisco João Beato (1929-2016)”, é tema uma palestra a realizar |na Associação Desportiva e Recreativa do Reguengo da Parada, no concelho das Caldas da Rainha, no dia 22 de março, pelas 16h.

Francisco João Beato nasceu e viveu nas aldeias do Reguengo e Chão da Parada. Entre as décadas de 1940 e 1970 dedicou-se ao ofício de moleiro, ocupando vários moinhos aí situados. Este ofício, herdado do seu pai e do seu avô, deu, progressivamente, lugar à actividade comercial, que, nas várias aldeias do litoral-norte das Caldas da Rainha, proporcionou o acesso a bens alimentares, rações, adubos/pesticidas, entre muitos outros produtos, que salvaguardaram os “fregueses” de uma deslocação à zona urbana. A participação de Francisco João Beato no comércio local manteve-se até 2016, e, de todas as suas atividades, ficaram alguns testemunhos que podem tornar-se parte da identidade e património da região em que foram desenvolvidos e da comunidade que lhes está associada. No dia 22 de março, além da apresentação deste caso de estudo, por Joana Beato Ribeiro, procurar-se-á apelar junto da comunidade que conheceu Francisco João Beato, que recorda os seus negócios e vivências, e que pode valorizar todo o património material e imaterial que se liga a este contexto, para a necessidade de se construir um património partilhado e participado, a partir das memórias de todos. A atenção dispensada aos moinhos do Oeste prende-se com a urgência da sua preservação e do entendimento da sua relevância para a história da região. Haverá um convívio com caldo verde e pão com chouriço e uma representação do Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Espaço AbraçAr-te abre portas

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, nº 56, em Mata de Porto Mouro, Santa Catarina, nas Caldas da Rainha, abre portas com o espetáculo Raiz, numa criação de Daniel Seabra e Mafalda Gonçalves, e música de Miguel De.

FOLIO considerado “um ponto obrigatório no roteiro dos escritores”

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressou na passada quinta-feira às ruas da vila, numa edição dedicada a “O Outro”. O evento, que termina no próximo domingo e que conta com 175 autores e escritores presentes em 161 atividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições, foi “o primeiro evento, desde o início da pandemia, que nos uniu à volta do que é o mais importante nas nossas vidas: a literatura”.

folio1

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386