Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Deputados das Caldas defendem aumento de rede de cuidados de hemodiálise

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A petição entregue no parlamento a 15 de fevereiro de 2019, que solicitava a concessão de uma convenção para o Centro de diálise da Benedita, em Alcobaça, foi motivo para as intervenções dos deputados das Caldas, eleitos pelo distrito de Leiria, Hugo Oliveira (PSD) e Sara Vélez (PS), no debate parlamentar de 20 de dezembro. Recorde-se que o Centro Médico de Diálise da Benedita, no distrito de Leiria, esteve mais de um ano com as máquinas ligadas e pronto a funcionar, mas por falta de uma convenção com o Serviço Nacional de Saúde não pode tratar os doentes hemodialisados.
A petição que solicitava a concessão de uma convenção para o Centro de diálise da Benedita, foi motivo para as intervenções dos deputados das Caldas, Hugo Oliveira (PSD) e Sara Vélez (PS)

A situação deu origem a uma petição que reuniu 681 assinaturas “online” e 5.998 assinaturas em papel, dirigida ao presidente da Assembleia da República, que pedia a rápida atribuição da convenção para o Centro Médico de Diálise da Benedita, que só foi atribuído no final do passado mês de junho. Hugo Oliveira, destacou no seu discurso a obtenção da convenção com o Serviço Nacional de Saúde possibilitando assim os “tratamentos a mais de 100 utentes em diálise”. “Pôs-se assim termo, embora depois de longos anos de espera, a uma situação em que doentes em dialise estavam desgastados com as longas distâncias percorridas”. Além “desta boa notícia”, o deputado caldense salientou que “não se pode ignorar os enormes desafios que se coloca no nosso pais em termos de doença renal crónica, onde de acordo com o recente relatório da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, temos perto de 12mil doentesquese encontram a fazer hemodiálise”. Na sua intervenção, Hugo Oliveira pediu a “existência de uma rede de cuidados de hemodiálise adequada as necessidades das populações com uma rede de proximidade e uma cobertura geográfica alargada para assegurar os tratamentos, em condições tais que produza a melhor a melhor utilização dos recursos, por isso mesmo em 2015 o então governo do PSD, tomou diversas medidas visando uma politica de gestão integrada da doença renal cronica”. Já a deputada do PS, Sara Vélez recordou que depois da convenção assinada os utentes iniciaram os tratamentos a 1 de setembro, destacando a “petição”. “Na, verdade este centro veio resolver um processo com mais de dez anos permitindo que muitos utentes das freguesias limítrofes da Benedita fossem poupados de fazer mais de trezentos quilómetros para ter acesso ao tratamento que os mantem vivos”. Para esta deputada o a oferta de tratamentos de hemodiálise nos hospitais públicos, é “insuficiente para os doentes renais crónicos”. Sara Vélez defende uma avaliação sobre as “áreas do pais com maior cobertura e qual a percentagem de população que está a ser seguida no publico em cooperação com a que esta a ser acompanhada no setor convencionado”. Na sua intervenção a deputada do PS disse que defende também o“aumento da resposta publica nos tratamentos de hemodiálise”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161