Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro assinalou Dia Internacional do Voluntariado

“A satisfação que sentimos quando ajudamos os outros”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado no dia 5 de dezembro e o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, assinalou a data com uma palestra e uma mostra de diversas instituições de solidariedade social do concelho que desenvolvem o seu trabalho com voluntários.
O Dia Internacional do Voluntariado foi celebrado com uma palestra e uma mostra de diversas instituições de solidariedade social do concelho

Ana Margarida Fonseca, professora de Inglês que este ano assumiu a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ajudou a uma turma do décimo primeiro ano (11ºSE1) a dinamizar o evento. A sessão centrou-se no tema do voluntariado, tendo sido convidados representantes de associações para darem o seu testemunho. “Os alunos pesquisaram, selecionaram e convidaram as instituições que trabalham com voluntários”, explicou, a docente. Ana Margarida Fonseca adiantou que o objetivo foi os estudantes “ganharem rigor na organização de um evento”, trabalhando as “competências de contacto e uniformizarem os procedimentos que não deixam se ser manifestações de cidadania”. Segundo a professora a iniciativa teve como intuito também divulgar “o que há de cidadania nas Caldas, quais as entidades e o que fazem”. Deram o seu testemunho, representantes daCruz Vermelha Portuguesa–Centro Humanitário Litoral Oeste Norte(CHLON), CRAPAA (Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais abandonados), Refood Caldas da Rainha, Ordem do Trevo, BAO – Banco Alimentar do Oeste,Worldpackers (site que ajuda viajantes a encontrarem um lugar para trabalhar em troca de hospedagem no mundo todo). Fábio Carvalho, fundador de ÁGAPE, formado em Reiki e ainda autor de textos com o propósito de ajudar o próximo a encontrar a harmonia interior, também falou do prazer de ser voluntário. Cada representante apresentou a sua associação e ações que desenvolvem no concelho das Caldas da Rainha Todos foram unanimes em revelar o grau de satisfação que sentem com o seu trabalho voluntário e com a ação que desempenham. As variáveis identificadas como as de maior grau de satisfação foram o estado emocional, o lado espiritual, a descoberta de novas qualidades e competências e ainda a possibilidade de fazer novas amizades. João Ferreira porta voz da turma organizadora da iniciativa disse que quiseram sensibilizar os “outros alunos da escola sobre a importância do voluntariado”. Ao JORNAL DAS CALDAS, o estudante destacou a mensagem do orador, Fábio Carvalho: “é fantástico o prazer e o pico de satisfação que sentimos quando ajudamos os outros”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3