Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Escaparate

Huambo

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No Planalto Central de Angola encontramos um município muito cosmopolita, refiro-me à formosa Huambo, que, entre os anos de 1928 e 1975, era conhecida por Nova Lisboa. Em todo o seu território apresentam-se-nos pessoas das mais diversas origens, porém, o português mantêm-se como a língua dominante.

A história legou a Huambo o epíteto de “Capital de um dos grandes reinos pré-coloniais” de todo o centro do país, os Ovimbundos, de etnia bantu, representados pelos Wambo, e que ocupam uma imensa área no âmago ocidental de Angola, chegando a estender-se desde o litoral até às regiões montanhosas de Benguela.

A província do Huambo, onde está situada a cidade com o mesmo nome, possui a sua riqueza ancorada em duas atividades: A extração mineral (manganês, diamantes, volfrâmio, ferro, ouro, prata, cobre, urânio, etc.) e a agropecuária, que, juntas, representam quase 80% da economia de toda a região. Além disso, é, também, um núcleo de excelência no âmbito académico, designadamente nas áreas de veterinária e investigação agrária, graças às duas instituições públicas de ensino, o Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo e a Universidade José Eduardo dos Santos.

Essa terra, abundante em recursos naturais e minerais, possui, também, uma extensa rede hidrográfica, e uma rede ferroviária cuja amplidão serve, na perfeição, para o desenvolvimento económico nacional, devido aos seus percursos interno e fronteiriço.

O Forte da Embala da Quissala (ou Forte de Huambo ou ainda Forte Cabral Moncada), a oito quilómetros de distância da cidade do Huambo, é atualmente um dos baluartes culturais de toda a província, recebendo anualmente um fluxo turístico relevante. Esse antigo emblema arquitetónico do poder local, testemunha da luta de resistência dos povos nativos contra os colonizadores, é classificado como Monumento e Sítio, estando integrado no património histórico-cultural de Angola. Graças a essa fortificação, apesar da distância, a cidade do Huambo é, nos dias atuais, também muito beneficiada do ponto de vista do turismo.

Após o ano de 2002 a localidade desenvolveu-se de modo mais intenso, graças ao surgimento de inúmeras infraestruturas sociais e económicas, o que permitiu a captação de mais investimento. É, igualmente, de registar positivamente o fortalecimento das facetas desportivas e culturais, cujas investidas nesses setores vêm dando excelentes frutos.

A urbe possui inúmeros jardins municipais e gigantescos campos floridos, tudo muito bem tratado, permitindo que toda a região trescale a frescor primaveril. Sobressaem, nestes recantos, diversas espécies de plantas, das quais se destacam as graciosas dálias (dizem que a província possui mais de quinhentas variedades).

Evidenciam-se ainda as calçadas, ruas, praças e avenidas cuidadas com esmero.

A cidade do Huambo vem, de modo organizado, recuperando o seu património histórico, cultural e ecológico. Uma urbe geminada com Caldas da Rainha, mas que, por tudo o que disse até aqui e à semelhança do que já referi relativamente a outros burgos irmãos deste concelho, nada existe de comum entre ambas.

Huambo, como dizem os historiadores locais, possui nome de Rei e rosto de Princesa. É uma cidade fresca, retemperadora, tendo as suas antigas cicatrizes transformadas num paraíso verde, onde sobressai a vida, a alegria e o progresso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss