Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Politicamente incorrecto

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os arautos do politicamente correcto promovem o eufemismo, o engano e a ilusão, querendo tornar estimável o que é negativo. Dourar a pílula é o seu desígnio.

Um cego não deixa de o ser por lhe chamarem “invisual”. Também uma mentira é sempre uma mentira, apesar de lhe chamarem “inverdade”. E uma traição é mesmo uma traição, não há eufemismo que lhe valha. As coisas são como são. A realidade é tautológica, complicar é opção nossa.

Na vergonhosa sessão da Assembleia da República de 10 de Maio, a direita, a mando do primeiro-ministro e dos comentadores, traiu os professores. Todo o país assistiu. Grande parte do país, a parte que é hipócrita e ingrata para quem a ensina a ler, a escrever e a pensar, gostou do que viu, pois premiou o PS do primeiro-ministro nas eleições europeias, logo a seguir.

Em Portugal, só os partidos à esquerda do PS apoiam os professores. Dito de modo menos simplista, só BE, PCP e PEV fazem um jogo político favorável aos professores. Não há eufemismo para esta bizarra situação. Mas sempre podemos dizer “infelizmente é assim”. Infelizmente para o país, para a credibilidade da maioria dos nossos políticos e da nossa democracia.

Antes do espectáculo pusilânime de 10 de Maio na AR, um organismo do Estado, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, vulgo UTAO, que fundamenta as decisões do Ministério das Finanças com relatórios, estudos e estatísticas, informou que a calendarização ao longo de cinco ou sete anos da contagem integral do tempo de serviço dos professores e de todas as carreiras da função pública não poria em causa as contas públicas, pois, dada a avançada média de idades destas classes profissionais, poucos seriam abrangidos pela totalidade da contagem, além de que os efeitos dessa contagem iriam aumentar os 42% do vencimento que nunca chegam a sair dos cofres do Estado. E, acima de tudo, cumprir-se-ia a lei — o tempo de serviço é para ser contado, sem eufemismo.

Mas os partidos à direita do PS preferiram aplacar o desagrado dos comentadores e ceder à ameaça do primeiro-ministro, desprezando os professores. Pelo seu lado, o PS, que desde os governos Sócrates e da inconcebível ministra Lurdes Rodrigues criou um problema com os professores, tendo, nesta legislatura, uma oportunidade de ouro para o resolver, não só optou por não o sanar como ainda o aprofundou. O PS é hoje o partido que mais prejudicou os professores. E assim pretende continuar, pois as suas propostas para a Educação na próxima legislatura são tornar irrelevante o Estatuto da Carreira Docente e acabar com o concurso nacional de colocação de professores. O PS quer que os professores passem a ser escolhidos pelos directores das escolas ou pelos presidentes das câmaras municipais aderentes à municipalização do ensino…

No próximo dia 6 de Outubro, a opção eleitoral dos professores e dos seus familiares directos, igualmente prejudicados e ofendidos, é simples: o voto útil às suas carreiras e ao seu futuro e das suas famílias. As ideologias não são religiões nem os partidos políticos são clubes de futebol. Vota-se no que nos serve. Para os professores, não é tempo de fidelidades ideológicas inúteis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss