Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Acordo de cooperação para a concretização do novo hospital do Oeste

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Comunidade Intermunicipal (OesteCim) e o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) assinaram no dia 9 de setembro, nas Caldas da Rainha, um acordo de cooperação para a criação de um grupo de trabalho sobre o novo hospital para a região. O objetivo é fazer uma reflexão da saúde nesta região e elaborar um estudo que terá o custo de cerca de 100 mil euros para definir o perfil, dimensionamento e localização do Novo Hospital do Oeste (NHO).
O secretário de estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, presidiu à assinatura do acordo de cooperação com o objetivo de averiguar que tipo de hospital o Oeste precisa

“Há vontade política para a concretização do NHO e há sobretudo esta grande novidade que é de um trabalho conjunto entre as entidades do ministério da saúde e as autarquias locais e com isso suponho que o processo será imparável”, disse aos jornalistas o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, que presidiu à assinatura do protocolo, na sede da OesteCim.

“O Ministério da Saúde pretende apoiar esta iniciativa de estudar a questão de forma integrada entre os responsáveis da saúde e as autarquias locais, na expetativa de chegar a uma proposta e solução que dê resposta às necessidades atuais e futuras da região Oeste”, adiantou o governante.

Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, a perspetiva é que “tenhamos um estudo baseado nos cenários mais prováveis do desenvolvimento da região para os próximos 20 anos e que isso venha refletido na caraterização do futuro hospital do Oeste”.

Com a assinatura do protocolo, “deu-se um passo muito importante para a concretização do novo hospital do Oeste”, afirmou o presidente da OesteCim, Pedro Folgado, revelando que o estudo vai “definir o tipo de valências e a localização que a nova unidade hospitalar vai ter, assim como o aproveitamento a dar às atuais unidades”.

Para o presidente da OesteCim, o acordo de cooperação irá trazer “valor acrescentado para delinear uma estratégia e perceber que tipo de hospital o Oeste precisa”.

Pedro Folgado não se comprometeu com um prazo para a finalização do estudo, referindo que formalizaram “o protocolo com três entidades” e estão agora disponíveis para “iniciar a contratação pública no sentido de adjudicar a alguém que faça o estudo”. “A ideia é averiguar a disponibilidade do ensino superior para o desenvolvimento do estudo ou eventualmente uma empresa, e depois haverá prazos da contratação, recolha de informação, entre outras formalidades”, adiantou Pedro Folgado.

De acordo com o presidente da OesteCim, o estudo terá o custo de cerca de 100 mil euros e se não conseguirem fundos comunitários para pagar a despesa cada município suportará uma parte do valor do estudo.

“Assim que tivermos o estudo, vamos pressionar a administração central para a sua execução”, sublinhou Pedro Folgado, referindo que a região Oeste quer que o novo hospital seja inscrito nos orçamentos do Estado na próxima legislatura.

Já para administradora do CHO, Elsa Baião, “este grupo de trabalho é um primeiro passo, muito importante, no sentido de começar a trabalhar e a visualizar o que poderá ser o novo hospital e de que forma poderá dar resposta a esta região”. O grupo de trabalho deverá começar ainda este mês a recolher informação para entregar aos consultores que vão elaborar o estudo.

Elsa Baião defendeu que a criar-se uma única unidade hospitalar deverá ter as valências existentes nas unidades atuais e outras que possam ser criadas. “Faz sentido que a estrutura seja o mais robusta possível em termos de capacidade de resposta para reter os doentes sem sobrecarregar os hospitais de Lisboa, com vantagens para as pessoas e para os hospitais, que estão muito sobrecarregados”, referiu.

Quanto à estrutura existente do hospital das Caldas, a administradora do CHO disse que o estudo terá essa vertente de definir em que moldes vão reaproveitar estes edifícios, defendendo que “continuem ligados à área da saúde tendo em conta o seu histórico”. “Há muitas possibilidades dos cuidados continuados e também da saúde mental”, adiantou Elsa Baião.

Um novo hospital permitiria “otimizar recursos que são escassos” e ter uma “oferta articulada”, refere o protocolo. As três entidades subscritoras do documento reconhecem que os atuais hospitais, em Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, estão “distantes entre si e colocam problemas de gestão de recursos, agravando a dificuldade em fixar médicos em algumas especialidades”.

Por outro lado, os edifícios já não se “adequam à prática de uma medicina moderna, necessitando permanentemente de obras de elevado montante, não existindo condições para a expansão de nenhum dos atuais polos”. Estas três unidades já existentes deverão continuar ligadas à saúde, podendo vir a integrar a Rede de Cuidados Continuados.

Aumento do capital social do CHO para 24 milhões de euros

Questionado sobre as melhorias do CHO, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde manifestou que está neste momento em estudo “um aumento do capital social de 7 para 24 milhões de euros”. “Com essa verba o CHO terá capacidade nos próximos anos de fazer manutenção e sobretudo atualização dos equipamentos e tecnologia e naturalmente atrairá novos profissionais”, salientou o governante.

Elsa Baião lembrou que os sete milhões de euros injetados no capital social do CHO na altura que passou a Entidade Pública Empresarial “foram exclusivamente para pagar dívida”, sublinhando que ela continua “elevada”.

No entanto, salientou que o aumento da capital é fundamental para dar outra robustez ao CHO em termos de equipamento e fazer adaptações. “Precisamos de mais pessoal e investimento, nomeadamente de mais equipamento para renovar aquele que temos que está muito obsoleto e necessitamos também de novo equipamento para fazer crescer a diferenciação”, relatou a responsável. Elsa Baião está há cerca de um ano à frente da administração do CHO e aos jornalistas fez um balanço “difícil”. “Foi duro porque gostava de ver resultados mais rápidos, mas acho que estamos no bom caminho”, adiantou.

A inauguração da remodelação e ampliação do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, num investimento de 1.733.254,00 euros, mais IVA, deverá acontecer em novembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.