Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Inauguração do núcleo expositivo dedicado a Onofre Tavares no Museu do Ciclismo

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ciclista e mais tarde treinador da equipa de ciclismo do FC Porto, Onofre Tavares, foi homenageado na passada quarta-feira, dia 28 de agosto, no Museu de Ciclismo, com apresentação de um núcleo dedicado à sua carreira, na Exposição Permanente do 1º andar do museu.
O ciclista Onofre Tavares, Mário Lino e o vereador do desporto, Pedro Raposo junto à exposição

Entre 1943 e 1957, o ciclista “somou vitórias e colecionou títulos”, que o “conduziram-no à fama e tornaram-no num dos mais sólidos ídolos da sua geração”. Representou a camisola do Porto e do Benfica, onde assumiu o estatuto de “Rei do sprint” e somou 10 vitórias em igual número de etapas da Volta a Portugal.

Por tudo isso, o Museu do Ciclismo com ajuda do sobrinho do ciclista, Manuel Lopes, que já costumava acompanhar o tio nas provas de estrada nos anos 50, decidiram homenagear o ciclista pelos seus dotes de sprinter, que o ajudaram a conquistar o prémio de Campeão Regional e Nacional de Fundo e de Campeão Nacional de Velocidade, por quatro vezes.

Segundo o diretor do Museu do Ciclismo, “a ideia era homenagear Onofre Tavares, naquela que também é a sua casa”, explicou adiantando que esta “simbólica homenagem” também serviu para celebrar os seus 92 anos, a sua carreira de ciclista e tudo o que fez para contribuir para esta instituição.

Presente também estiveram outros ex-ciclistas como é o caso de Manuel Fernandes, que referiu que, foi “graças à força de vontade do sobrinho do ciclista Onofre Tavares, que teve o cuidado de ir buscar memórias, que estavam em casa, como é o caso das camisolas que estão aqui expostas e eu sugeri que fossem colocadas aqui no Museu do Ciclismo”. Além do equipamento, o núcleo de exposição conta com diversos painéis informativos e fotografias relativas à carreira do antigo ciclista.

Após apresentação do núcleo foi cantado os parabéns ao antigo ciclista.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1

Palestra sobre as transformações da família

“A família também evolui! Os diversos apoios às Famílias”, foi como se designou a palestra de sensibilização que decorreu no passado dia 23 na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. O evento, moderado pela vereadora da Ação Social na Câmara das Caldas, Conceição Henriques, teve como oradoras convidadas a socióloga e investigadora Engrácia Leandro e a representante da Segurança Social do Centro Distrital de Leiria, Fátima Oliveira.

familia 1