Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Feira dos Frutos

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa daquelas magníficas tertúlias culturais na noite lisboeta, fui confrontado com perguntas, para as quais não tive resposta: Porquê a Feira dos Frutos das Caldas da Rainha quase não tem fruta? Porquê tantos expositores de carros e de imobiliárias? Porquê o exagero de barracas de alimentação e bebidas? Porquê é realizada naquele parque? Porquê são cobrados bilhetes? Porquê se realizam os concertos também naquele recinto? Apanhado de surpresa, e sem ter o que dizer, limitei-me a dar de ombros.
Rui Calisto

Pouco tempo depois, já em casa, comecei a pensar no assunto e cheguei à mais simples das conclusões: A Feira dos Frutos poderia ser a grande montra portuguesa, do que de melhor se faz na cultura simultânea de plantas hortícolas e árvores de fruto deste país, porém, ao invés disso, é apenas um local para algumas pessoas comercializarem os seus produtos, que, em sua larga maioria, não possuem nenhuma relação com o tema principal.

Uma multidão vai à Feira dos Frutos? Sim, mas, fazem-no por causa dos concertos. Não para verem a uva do Douro; a ameixa d’Elvas; o ananás e o maracujá dos Açores; a anona e a banana da Madeira; a cereja da Cova da Beira; as laranjas do Algarve, de Amares ou de Ermelo; o figo de Torres Vedras; a ginja de Óbidos ou Alcobaça; a maçã Bravo de Esmolfe; a maçã da Beira Alta; o melão de Amareleja, de Vilariça, de Campo Maior ou de Elvas; o pêssego da Cova da Beira; porque nenhum desses produtos é ali exposto.

Ah… Mas, parece que o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional esteve presente, com a “apresentação de 10 Grupos Operacionais sob a forma de posters, no seu stand, localizado na área institucional”. Será que os visitantes da Feira, ao lamber os tais posters, conseguem ter a perceção do sabor de alguma das frutas portuguesas citadas acima?

A Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha é fundamental para este concelho? Sim, é! Porém, com outro formato, mais próximo da ideia central da sua criação, pois, se nesta versão de 2019 estiveram “mais de 120 expositores ligados a setores como maquinaria, indústria, artesanato e restauração”, com certeza retirou-se (como ocorre todos os anos) o protagonismo da personagem principal: A fruta.

No plano inicial, de 1978, a “Frutos – 1ª Feira Nacional da Fruta”, enchia-nos os olhos e os sentidos. Nestes 41 anos esse evento caldense não evoluiu. Ao contrário das outras 51 Feiras, realizadas em 20 países. Entre elas as magníficas: Ásia Fruit Logística (Hong Kong, China); WorldFood Moscow (Moscovo, Rússia); Rohvolution (Speyer, Alemanha); PMA Fruittrade Latin América (Santiago, Chile); Fruit Attraction (Madrid, Espanha); WOP Dubai (Dubai, Emirados Árabes); HortEx Vietnam (Cidade Ho Chi Minh, Vietnam); Fiera di Vita in Campagna (Montichiari, Itália), etc.

Para a Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha chegar à excelência é necessário um grande trabalho de bastidores, realizando, por exemplo, extensos contatos com produtores de norte a sul do país. Além de ser imprescindível diminuir drasticamente a venda de produtos que não possuem nenhuma relação com o tema central. Sei que não será fácil, pois os interesses – privados – económicos são exageradamente grandes, e, aquela feira, sendo um filão muito importante na balança comercial de alguns, certamente, se deixar de o ser, trará incómodos monetários a quem dela se lambuza.

De entre as inúmeras mudanças a realizar, é necessário estender a Frutos pelo centro da cidade (acabando-se com a cobrança de bilhetes), abrindo, assim, uma grande janela para o comércio tradicional, que continua a agonizar, dia após dia.

Caldas da Rainha pode ter, e merece, mais!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss