Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
12° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
13° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Livro de cake designers caldenses recebe menção honrosa em concurso nacional

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro “Receitas de Autor - da Pastelaria ao Cake Design”, dos cake designers caldenses Francisco Henriques e Teresa Henriques, com a participação dos alunos da Academia Profissional de Cake Design, empresa de formação das Caldas da Rainha de que são proprietários, arrebatou uma menção honrosa no concurso de conteúdos de gastronomia “Portugal CookBook Fair” de 2019.
Teresa Henriques e Francisco Henriques

Em Portugal como em diversos países da Europa, EUA, Ásia e Oceania, a publicação de conteúdos culturais ligados à gastronomia teve nos últimos anos um crescimento sem precedentes. Editaram-se mais e melhores livros de gastronomia ou de receitas, multiplicaram-se os programas de televisão, as revistas, os sítios de internet e os blogues.

Para além dos chefes, rostos mais visíveis deste autêntico fenómeno, consolidou-se toda uma indústria em torno dos conteúdos de gastronomia.

O concurso ‘Portugal Cookbook Fair’ foi idealizado pela Brandscape, Lifestyle Creativity e pela Marketing Sense, agências de marketing e comunicação com atividade nas áreas dos conteúdos culturais, gastronómicos e organização de eventos. Tem como parceiro institucional a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a consultora GFK.

Tem o propósito de reconhecer anualmente as obras publicadas em Portugal que contribuem para a valorização de conteúdos de gastronomia.

O júri constituído para a edição de 2019 foi presidido por Maria de Lurdes Modesto, e contou com a participação de Carlos Coelho, Pedro Sommer, Alexandra Prado Coelho e Joana Malta da Costa, personalidades de reconhecido mérito nas áreas de edição, conteúdos, gastronomia, comunicação, design e nutrição.

Dos 43 livros finalistas foram apenas 13 os premiados; Livro do Ano – Cacau ao Chocolate, de Maria João de Almeida; Top Nacional – Sem Segredos, de Marco Costa; Livro do Chefe e Design – Lisboeta, de Nuno Mendes; Livro do Vinho – Vinho à Mesa, de Maria João de Almeida; Fotografia – Bistromania, de Ljubomir Stanisic; Top Adaptação Nacional – Alimentação Cura Tudo, de Mehmet Oz; Novas Tendências – Cozinha Vegetariana à Portuguesa, de Gabriela Oliveira; Menções Honrosas – Receitas de Autor, da Academia Profissional de Cake Design; Vestir a Mesa e Vida e Vozes do Mar e do Peixe, de Maria Manuel Valagão; Saudáveis à Portuguesa, da Projeto Nutriciência; Sem Glúten, de Sofia Paixão.

“Receitas de Autor – da Pastelaria ao Cake Design” é o reconhecimento do crescimento e evolução profissional dos alunos da Academia Profissional de Cake Design e tem como principal objetivo acrescentar valor às competências que desenvolveram durante o curso que frequentaram.

A Academia Profissional de Cake Design, fundada em 31 Maio de 2013, foi a primeira escola profissional a certificar cursos de cake design em Portugal, respondendo às necessidades de formar profissionais nesta área.

Teresa Henriques é formadora e coordenadora pedagógica da Academia Profissional de Cake Design. Chef de Pastelaria, título atribuído pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, na área do cake design é credenciada pela Wilton School, pela Cake Decorating School of London e pela escola Squires Kitchen, de Londres.

Formadora das empresas Prodite Zeelandia em Portugal, Dekora em Espanha e Master Martini em Itália, teve o ponto mais alto da sua carreira quando foi condecorada com medalha de ouro pelo Kremlin Culinary da Rússia. Foi um dos cinco chefes europeus convidados como júri dos concursos de cake design que decorreram em Moscovo.

Francisco Henriques é formador e gestor de formação da Academia Profissional de Cake Design. Foi reconhecido pelo maior concurso de bolos da Europa em Birmingham, no Cake Internacional, onde conquistou a medalha de ouro para Portugal.

Participou na edição de várias revistas e livros de cake design, e em várias exposições e concursos de cake design nacionais e internacionais, nomeadamente como júri.

Toda a coleção de livros premiados no “Portugal CookBook Fair” de 2019 foi entregue à biblioteca da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, em Lisboa, para que fiquem disponíveis à consulta do público em geral.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago