Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Alunos da D. João II encenaram “Juntos pelo Planeta”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Juntos pelo Planeta”, é como se designa a peça de teatro dinamizada no passado dia 13, no auditório do Agrupamento de Escolas D. João II, das Caldas da Rainha, pelos alunos do 5ºA.
O texto dramático foi elaborado pelos alunos do 5ºA do Agrupamento de Escolas D. João II

O texto dramático foi construído pelos alunos nas aulas de português com a professora Helena Rego. A história é sobre um peixe que teve a ideia de reunir todos os outros peixes no centro do oceano e dizer-lhes que juntos, se quisessem, dando às barbatanas, conseguiriam levar todo o lixo até à costa, mostrando assim aos humanos a quantidade de poluição que estes causavam.

Passados uns anos, um velho peixe, depois de ter dado a volta ao mundo, verificou que os humanos tinham mudado de atitude, tornando-se mais responsáveis para com o planeta. Deu esta notícia aos seus amigos peixes, tendo todos ficado muito satisfeitos e por isso resolveram propor este dia como o Dia Mundial Juntos pelo Planeta.

A partir do diálogo sobre problemas da atualidade, os alunos foram sensíveis ao tema da poluição dos oceanos, tendo sido desenvolvido, no âmbito do Plano Curricular de Turma, um trabalho colaborativo interdisciplinar, com o objetivo de promover um exercício de cidadania ativa e desenvolver competências essenciais do currículo de cada uma das disciplinas envolvidas no projeto.

Do cenário, construído pelos alunos nas aulas de Educação Visual com o professor João Margarido, fazia parte algum “lixo” recolhido pelos alunos e encarregados de educação durante a saída de campo à Lagoa de Óbidos, atividade do programa Europeu Coastwatch 2019, realizada com a professora Isaura Custódio, de Ciências Naturais.

Os alunos tiveram a colaboração da encenadora Inês Fouto, professora de teatro e encarregada de educação de um dos alunos da turma. A música “Terra meu planeta azul”, tem letra da autoria de Rita Fouto e a colaboração do professor Daniel Rebelo, do Conservatório de Música de Caldas da Rainha.

As alunas que frequentam dança, como oferta complementar de escola, apresentaram a dança “Spirit of the ocean”, dirigidas pela professora Maria do Céu Fandinga.

Os intervenientes neste projeto foram amplamente aplaudidos por um auditório repleto de pais, familiares dos alunos, professores e outros elementos da comunidade escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161