Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Alunos da D. João II encenaram “Juntos pelo Planeta”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Juntos pelo Planeta”, é como se designa a peça de teatro dinamizada no passado dia 13, no auditório do Agrupamento de Escolas D. João II, das Caldas da Rainha, pelos alunos do 5ºA.
O texto dramático foi elaborado pelos alunos do 5ºA do Agrupamento de Escolas D. João II

O texto dramático foi construído pelos alunos nas aulas de português com a professora Helena Rego. A história é sobre um peixe que teve a ideia de reunir todos os outros peixes no centro do oceano e dizer-lhes que juntos, se quisessem, dando às barbatanas, conseguiriam levar todo o lixo até à costa, mostrando assim aos humanos a quantidade de poluição que estes causavam.

Passados uns anos, um velho peixe, depois de ter dado a volta ao mundo, verificou que os humanos tinham mudado de atitude, tornando-se mais responsáveis para com o planeta. Deu esta notícia aos seus amigos peixes, tendo todos ficado muito satisfeitos e por isso resolveram propor este dia como o Dia Mundial Juntos pelo Planeta.

A partir do diálogo sobre problemas da atualidade, os alunos foram sensíveis ao tema da poluição dos oceanos, tendo sido desenvolvido, no âmbito do Plano Curricular de Turma, um trabalho colaborativo interdisciplinar, com o objetivo de promover um exercício de cidadania ativa e desenvolver competências essenciais do currículo de cada uma das disciplinas envolvidas no projeto.

Do cenário, construído pelos alunos nas aulas de Educação Visual com o professor João Margarido, fazia parte algum “lixo” recolhido pelos alunos e encarregados de educação durante a saída de campo à Lagoa de Óbidos, atividade do programa Europeu Coastwatch 2019, realizada com a professora Isaura Custódio, de Ciências Naturais.

Os alunos tiveram a colaboração da encenadora Inês Fouto, professora de teatro e encarregada de educação de um dos alunos da turma. A música “Terra meu planeta azul”, tem letra da autoria de Rita Fouto e a colaboração do professor Daniel Rebelo, do Conservatório de Música de Caldas da Rainha.

As alunas que frequentam dança, como oferta complementar de escola, apresentaram a dança “Spirit of the ocean”, dirigidas pela professora Maria do Céu Fandinga.

Os intervenientes neste projeto foram amplamente aplaudidos por um auditório repleto de pais, familiares dos alunos, professores e outros elementos da comunidade escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00