Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 27° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 30° C

Lançado concurso para a construção da Praça da Criatividade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos vai investir 3,1 milhões de euros na requalificação da zona do antigo quartel dos bombeiros, onde no último trimestre deste ano deverão começar os trabalhos para a construção da Praça da Criatividade. “Uma enorme praça que seja um espaço de vivência e mostra do que é a identidade territorial”, é a proposta da câmara para a requalificação do espaço que pretende ser “uma espécie de primeira receção a quem visita Óbidos”, afirma Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
O Município de Óbidos quer criar uma nova centralidade

A Praça da Criatividade será implementada no local onde se situam os antigos armazéns da EPAC (Empresa Pública de Abastecimento de Cereais) e o antigo quartel dos bombeiros de Óbidos, junto à escultura de José Aurélio (conhecida como a mão ou pomba de Óbidos), e abrangendo o espaço ocupado por um parque de estacionamento próximo dos edifícios. No local será construído um novo Posto de Turismo e os antigos armazéns serão demolidos para dar lugar a “um edifício multifacetado, que tanto pode ser um grande auditório para concertos e conferências, como, no dia-a-dia, ser uma zona de restauração”, explicou Humberto Marques. Junto ao edifício haverá ainda uma zona de anfiteatro, com capacidade para cerca de 90 pessoas e zonas de estar e passagem, a diferentes cotas do solo. No antigo quartel dos bombeiros será criado “um lounge (zona de estar) onde vão conviver o vinho e a literatura, aliado a uma zona mais interpretativa dos processos ligados à viticultura”, acrescentou o autarca.

O concurso público para a criação da “Praça da Criatividade” foi lançado no dia 10 de maio, com a publicação em Diário da República do anúncio que estipula um valor base de 3.124.764,67 euros para a empreitada. Este é o segundo concurso lançado pela autarquia, depois de o primeiro ter ficado deserto e de “alguns interessados terem justificado não concorrer devido ao baixo valor base”, então fixado em 2,8 milhões de euros. O novo concurso reflete agora “novos cálculos que incluem a drenagem de águas subterrâneas na zona dos armazéns” e “preços mais ajustados ao custo das obras”, que o autarca espera poder adjudicar “a partir de outubro”.

A praça, que será “um espaço de eventos e de fruição”, ficará no futuro ligada à vila com “a retirada do trânsito da estrada nacional 8 (que liga Caldas da Rainha a Óbidos), passando a circulação a ser feita por uma variante entre a rotunda na saída da A8 e a rotunda da memória. Esta alteração viária, que incluirá ainda um corredor pedonal e ciclovia, entre a zona da estação da CP e a rotunda próximo do complexo desportivo, representa um investimento de 2,5 milhões de euros. O projeto de mobilidade está ainda a ser estudado por uma equipa de projetistas que deverá apresentar a solução final deste mês de junho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição Álefe em Ferrel

Na galeria da Associação Cultural Rabeca, no Largo Dr. Manuel Pedrosa, em Ferrel, no concelho de Peniche, vai ser inaugurada a exposição Álefe, com pinturas e aguarelas de António Teodoro.

alefe

Freguesias levam cultura ao Folio

No âmbito do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos as sete freguesias do concelho de Óbidos fazem-se representar com iniciativas, como lançamento de livros, música, poesia, tertúlias, exposições, instalações, teatro, entre outras. Eventos inseridos no "Dia da Freguesia" - Folio Educa.

folio