Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C
Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal

Rebeca é a madrinha da candidatura das Cavacas das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Cavacas das Caldas estão na fase de Finalista Distrital do concurso as 7 Maravilhas Doces de Portugal, que tem como objetivo promover os grandes valores da identidade nacional, desta vez a doçaria. A cantora Rebeca aceitou o desafio de ser madrinha deste projeto, promovendo o património caldense a nível nacional e internacional, dando destaque à doçaria histórica da cidade.
Cantora caldense ajuda a promover as Cavacas

Este concurso realiza-se com o apoio da Presidência da República e do Turismo de Portugal, sendo a RTP a televisão oficial.

A organização recebeu 907 candidaturas de todo o país na fase inicial e a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e do Oeste, levou a concurso dois doces das Caldas da Rainha, as Cavacas das Caldas e o Pastel Bordallo, sendo que a 7 de maio foi revelada a lista de 7 doces por distrito e região autónoma, numa lista final de 140 doces, que avançam para votação do público. Nesta fase, as Cavacas das Caldas, continuam a figurar nos 140 doces que vão ser votados pelo público em 20 programas a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Nesta fase da votação pública, todos os votos serão primordiais para a passagem do doce para a semifinal, pelo que a ACCCRO apela a todos os caldenses e apreciadores das Cavacas das Caldas espalhados por outras regiões que votem na respetiva edição para, em conjunto, ser fomentada a eleição das Cavacas das Caldas como um doce finalista até à Gala Finalíssima.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os coces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

As Cavacas das Caldas são produzidas há muitos anos e fazem parte da gastronomia típica da região constituindo, desde os tempos longínquos um forte pólo de atração a algumas das pastelarias da cidade e também podem ainda ser encontradas diariamente na Praça da Fruta.

A candidatura a este concurso integra-se na estratégia de promoção da doçaria caldense delineada pela ACCCRO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Tributo a Chico Buarque

"Quem Te Viu, Quem Te Vê" é o título de um tributo a Chico Buarque, que acontecerá no dia 13 de outubro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

chico