Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal

Rebeca é a madrinha da candidatura das Cavacas das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As Cavacas das Caldas estão na fase de Finalista Distrital do concurso as 7 Maravilhas Doces de Portugal, que tem como objetivo promover os grandes valores da identidade nacional, desta vez a doçaria. A cantora Rebeca aceitou o desafio de ser madrinha deste projeto, promovendo o património caldense a nível nacional e internacional, dando destaque à doçaria histórica da cidade.
Cantora caldense ajuda a promover as Cavacas

Este concurso realiza-se com o apoio da Presidência da República e do Turismo de Portugal, sendo a RTP a televisão oficial.

A organização recebeu 907 candidaturas de todo o país na fase inicial e a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e do Oeste, levou a concurso dois doces das Caldas da Rainha, as Cavacas das Caldas e o Pastel Bordallo, sendo que a 7 de maio foi revelada a lista de 7 doces por distrito e região autónoma, numa lista final de 140 doces, que avançam para votação do público. Nesta fase, as Cavacas das Caldas, continuam a figurar nos 140 doces que vão ser votados pelo público em 20 programas a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Nesta fase da votação pública, todos os votos serão primordiais para a passagem do doce para a semifinal, pelo que a ACCCRO apela a todos os caldenses e apreciadores das Cavacas das Caldas espalhados por outras regiões que votem na respetiva edição para, em conjunto, ser fomentada a eleição das Cavacas das Caldas como um doce finalista até à Gala Finalíssima.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os coces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

As Cavacas das Caldas são produzidas há muitos anos e fazem parte da gastronomia típica da região constituindo, desde os tempos longínquos um forte pólo de atração a algumas das pastelarias da cidade e também podem ainda ser encontradas diariamente na Praça da Fruta.

A candidatura a este concurso integra-se na estratégia de promoção da doçaria caldense delineada pela ACCCRO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3