Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Sabores da Turquia no projeto “À La Carte” na EHTO

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A gastronomia turca e aos sabores tradicionais de Portugal marcaram o terceiro almoço do projeto “À La Carte”, que foi servido na passada sexta-feira no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Esta iniciativa pretende unir os dois projetos anteriores – Sabores do Mundo e Raízes – e aproximar a realidade escolar ao mercado de trabalho.
Alunos responsáveis pelo almoço e docentes da EHTO

Depois dos sabores da gastronomia mexicana inspirarem a última ementa do projeto, chegou a vez de uma refeição que colocou em destaque alguns dos pratos tradicionais da Turquia, bem como de algumas regiões de Portugal. Tratou-se de um almoço preparado pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria Mariana Caetano, Carolina Loureiro e Henrique Vitorino, e servido pelos alunos do 2º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

Segundo os alunos responsáveis pela confeção deste almoço, “optámos pela Turquia, por ser um país com uma gastronomia muito diferente daquela que estamos habituados a preparar”.

Para o menu português, os alunos procuraram “inovar a cozinha tradicional, não mexendo nas receitas que estão bastante vincadas, mas sim dando-lhe um novo empratamento”, como foi o caso do cozido à portuguesa, que foi embrulhado na couve.

Igualmente confessaram que o menu envolveu uma “preparação intensa e ainda muito estudo e pesquisa da nossa parte”.

Neste almoço, tal como aconteceu nos anteriores, houve duas opções à escolha. Nesse sentido, os alunos optaram na entrada por confecionar uma sopa de iogurte, com um caldo de arroz e legumes, ou uma salada de polvo.

Como prato principal o cliente escolheu entre o arroz do mar, espadarte com salada turca, cozido à portuguesa e pernil de borrego. A sobremesa teve também duas opções: o parfait de arroz doce, que “tentámos desconstruir o arroz doce com a canela, e os papos de anjo, receita conventual, aromatizados com cauda de menta”, ou a baklava.

A acompanhar foram servidos dois vinhos à escolha – o branco Arinto Covela e o tinto Altano.

Para os jovens finalistas, “o resultado final foi muito positivo, pois permite-nos estarmos mais preparados para a realidade da restauração e ainda aprender novas técnicas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas