Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Festival Internacional de Literatura sobre Ócio, Negócio e Invenção do Futuro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este ano, todo o programa do Festival Internacional de Literatura de Óbidos (Folio) está subordinado ao tema Ócio, Negócio e a Invenção do Futuro. O evento decorre de 27 de setembro a 7 de outubro.

Pretende-se abordar formas de como lidar com o novo laço social da globalização nas suas múltiplas expressões e fomentar uma discussão mais alargada sobre a hipermodernidade; o individualismo; a solidão; o consumo e os media; a quebra dos imperativos nos costumes; e a crise atual das identidades.

O Folio, que teve a sua primeira edição em 2015 e tornou-se num dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal, é dividido em várias linhas de programação: Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra. De entre as várias iniciativas, destaque para as exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades.

O Folio Autores é a secção do festival dedicada às mesas de autores, sendo o ponto alto do evento, com convidados especiais, desde filósofos, escritores, académicos, políticos, viajantes, entre outros.

A vertente mais festiva é a Folia, com concertos, exposições, instalações, cinema, conversas, teatro, performances e espetáculos de rua. Uma das secções com mais relevância e destaque do evento ao desafiar grandes nomes da música, das letras e das artes a apresentarem trabalhos, iniciativas, perspetivas ou abordagens inéditas.

O Folio Boemia, dentro da Folia, é uma estreia, com uma programação dedicada a quem pernoita em Óbidos. As atividades começarão às 00h05 e pretendem ser o mote para encontros de cultura e literatura. Realiza-se em cafés, livrarias, bares e espaços improváveis.

O Folio Educa é um encontro único dedicado à literacia e à formação de novos leitores. É um trabalho efetuado ao longo do ano com escolas e professores a nível nacional, workshops e tertúlias durante o festival. Esta secção inclui ainda um Seminário Internacional de Educação com a participação dos principais agentes nacionais e internacionais da área da Educação.

No Folio Ilustra, Óbidos deixa-se ilustrar por criadores, ilustradores, autores e fantasistas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pai e filho julgados por matar rapariga

Inicia-se nesta quarta-feira, 30 de novembro, no Tribunal de Leiria, o julgamento do jovem de 20 anos e do pai, de 46 anos, acusados de estarem envolvidos na morte de Soraia Sousa, de 18 anos, a 3 de outubro do ano passado, no largo junto à estação de caminhos de...

martinganca

Teatro da Rainha recebe apoio de 400 mil euros

O Teatro da Rainha, companhia apoiada pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, estrutura de criação teatral que se assume como um centro dramático — centro de atividades que projeta de modo multidisciplinar tradição e inovação teatrais — obteve no Programa de Apoio Sustentado 2023-2026, da Direcção-Geral das Artes, o apoio máximo para o quadriénio que em 2023 se inicia. Esse apoio, de 400 mil euros, supõe um plano artístico, formativo e de atividades paralelas que se distribui por 14 estruturas no todo nacional.

teatro