Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Gastronomia regional e animação musical volta atrair milhares de visitantes às Tasquinhas

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Expotur – Festa de verão como é conhecida, está de regresso às Caldas da Rainha até dia 15 de agosto para apresentar aquilo que de melhor se faz e come na região.
A comitiva visitou as 21 tasquinhas

Lá é possível encontrar os famosos chícharos (legume de origem árabe), bacalhau com tiborna, queixadas assadas no forno, coelho assado, enguias, mariscos e bivalves, bem como um cartaz musical mais reforçado, com “artistas fortes todos os dias”. Quem também voltou este ano à Festa de verão, depois de ter estado dois anos ausente do evento foi a tasquinha da Associação Desenvolvimento Turísticos da Foz do Arelho.

Outra das novidades deste ano, será a apresentação do projeto de construção de 20 cozinhas fixas ao pavilhão da Expoeste até ao final do certame.

Durante estes dias, a Expoeste será o maior restaurante da região. Nos 10 mil metros quadrados estão presentes mais de 123 pavilhões de exposições e 21 tasquinhas, com 2400 lugares sentados, atraindo milhares de visitantes.

Na festa, numa organização conjunta da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do concelho, o visitante tem a oportunidade de provar os pratos tradicionais que fazem parte da gastronomia popular, confecionadas pelas associações e coletividades, como é o caso das queixadas de porco da Associação Cultural e Desportiva das Trabalhias.

Segundo a presidente da Associação Cultural e Desportiva de Trabalhias, Nisa Tavares, “este prato surgiu há 23 anos, por ideia de um rapaz e a partir dai começou a ganhar fama em todos os restaurantes”.

Outra das iguarias presentes é os chícharos que “todos anos é confecionado e preparado de propósito para as tasquinhas”, disse Liliana Machado do Rancho Folclórico as Ceifeiras da Fanadia. Este prato é acompanhado de carne enrolada com bacon e chouriço.

Além da gastronomia também é possível visitar uma mostra etnográfica de todas as freguesias do espaço urbano e rural caldense, havendo um programa de animação baseado nos grupos que se organizam um pouco por todo lado no seio das associações e coletividades do concelho, aos quais se associam artistas locais e nacionais de relevo.

Este ano, segundo o diretor da Expoeste, António Marques, “melhoramos a representação das potencialidades do nosso artesanato e das nossas coletividades”, bem como “requalificamos o cartaz musical”. Relativamente à programação, o responsável da Expoeste esclareceu que a “autarquia quis melhorar o cartaz atribuindo metade do orçamento à animação musical”.

Em relação à volta da associação da Foz do Arelho, António Marques sublinhou que, “fizemos bastante pressão para que esta freguesia emblemática volta-se ao certame”.

A Câmara comparticipou com 160 mil, mais 15 mil euros do que na edição anterior. Quanto ao aumento da verba despendida para o certame, o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira esclareceu que “quisemos dar um salto qualitativo ao nível dos artistas, o que vai engradecer o evento”.

Do ponto de vista do espaço e gastronomia, o autarca destacou que “as tasquinhas mantêm a mesma qualidade de sempre, que é apreciada por todos, e que tem permitido que milhares e milhares de pessoas venham à Festa de verão”.

O dia 8 de agosto é dedicado aos emigrantes, com o almoço tradicional, oferecido pela autarquia. Da parte da tarde, irá decorrer o baile dedicado aos emigrantes com o duo Rodrigo e Filipa.

À noite, depois da atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças do Arnoia” terá lugar o espetáculo com a artista caldense Rebeca.

Cozinhas para tasquinhas da Expoeste

A promessa da construção de 20 cozinhas fixas ao pavilhão da Expoeste, que já vem desde 2014, o diretor da Expoeste adiantou que o “projeto está ser executado e será apresentado até ao final da festa”. A ideia é que seja criada 5 cozinhas por quadrante, equipadas de acordo com as normas impostas pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3