Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Cadavalense Cláudia Picado convidada para gravar disco em Israel

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A fadista cadavalense Cláudia Picado foi recentemente convidada, pelo conservatório de música árabe-palestiniana, para gravar em Israel, durante o mês de agosto, um disco que pretende cruzar a cultura portuguesa com a de povos do Médio Oriente. Com 18 anos de carreira, a “voz residente” de casas de fado alfacinhas tem ainda na forja o seu próximo disco de originais, onde colaboram figuras de proa da música nacional.
Cláudia Picado junto de Tozé Brito

Foi com grande alegria que Cláudia Picado recebeu o convite provindo de Amer Nakhleh, diretor/manager da Beit Almusica (único conservatório de música árabe-palestiniana reconhecido em Israel) para gravar um disco, durante o mês de agosto, “em que o intercâmbio musical e cultural será predominante”, e a ser editado em Israel e distribuído por diversos países, segundo refere a assessoria de imprensa da fadista.

Gravar um disco, do outro lado do mundo, com músicos palestinianos, e em Israel, é um desafio e um reconhecimento internacional que muito me honra”, acrescentou, Cláudia Picado.

“Há 10 anos que Beit Almusica acompanha a minha carreira, e sempre com o objetivo comum de nos voltarmos a juntar”, refere a artista. “Os esforços foram reunidos, por parte dos músicos palestinianos, e logo para gravar um disco e criar um projeto do qual nascerá, sem dúvida, uma nova expressão artística no intercâmbio cultural e musical entre os dois países”, apontou a fadista.

Por este motivo, a cantora cadavalense refere ter de adiar o lançamento do seu disco em Portugal, para se dedicar a este projeto. De resto, o seu futuro álbum será “um sonho realizado ao fim de 18 anos a cantar”, englobando inéditos de Tozé Brito, Jorge Fernando, Guilherme Banza, Mário Rainho, Tiago Torres da Silva, entre muitos outros reconhecidos autores e compositores.

Por agora, Cláudia aceitou de bom grado o convite internacional que recentemente lhe chegou, indo concentrar-se “com empenho e muita motivação” num projeto intercultural que muito a honra, obtendo, uma vez mais, o reconhecimento da sua arte do outro lado do mundo.

Segundo atesta a assessoria da artista, “o projeto “Artist Cooperation – Portuguese Fado & ArabicMusic” pretende registar, em atmosfera real, a extraordinária fusão do talento da fadista e de todos os músicos envolvidos neste projeto, onde a cooperação e o intercâmbio musical dos dois países serão desenvolvidos, indo além dos limites da língua e das diferenças culturais”.

Adiantou a mesma fonte que a fadista levará consigo um músico, José Duarte (guitarra portuguesa), e contará ainda com seis músicos palestinianos. “Nascerá uma nova expressão artística no diálogo e mútuo entendimento musical e cultural entre Portugal e a comunidade palestiniana da cidade de Shafa’amr”, referiu a mesma fonte.

“A razão pela qual o fado e a música árabe podem encontrar-se e fundir-se, numa nova expressão artística criada neste projeto, não se deve apenas ao talento criativo da cantora e de todos os músicos e compositores, mas também a algumas semelhanças e raízes históricas entre os dois géneros musicais”, acrescentou.

Cláudia Picado preparou uma surpresa que promete vir a surpreender Amer Nakhleh, levando na sua bagagem um desafio que lançou ao poeta Mário Rainho, que por sua vez aceitou o convite da fadista para compor neste peculiar projeto que vem permitir afirmar o nome do Cadaval e de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss