Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
No passado dia 23, nas Caldas

Um convite à Santidade – Um desafio divino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Papa Francisco na sua recente Exortação Apostólica sobre a chamada à santidade no mundo actual - Gaudete Et Exsultate – Alegrai-Vos e Exultai - recorda-nos que “Deus nos quer santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa” e impele-nos a “fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós «para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor”.
D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, com alguns dos participantes nas comemorações no CCC das Caldas da Rainha

“Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade, porque «esta é, na verdade, a vontade de Deus: a [nossa] santificação». Cada santo é uma missão; é um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, num momento determinado da história, um aspeto do Evangelho”.

“Cada cristão, quanto mais se santifica, tanto mais fecundo se torna para o mundo. Não tenhas medo de apontar para mais alto, de te deixares amar e libertar por Deus. Não tenhas medo de te deixares guiar pelo Espírito Santo. A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça”.

No dia 26 de Junho, a Igreja celebra S. Josemaria Escrivá, a quem S. João Paulo II chamou o “santo do quotidiano”. Em 1928, há 90 anos, Deus fez-lhe ver que deveria fundar o Opus Dei para que o trabalho profissional e os deveres do cristão pudessem ser um caminho de a santidade.

Caminho amplo que a todos acolhe para, no espaço vital do seu labor, com alegria e simplicidade, conduzir o homem a Deus e iluminar os caminhos da terra com a luz da fé e do amor.

Trabalho, família e filiação divina é o cerne do segredo e o fundamento do espírito destes cristãos que, livremente, o são por paixão e vocação.

Porém, esta perspectiva está longe de ser uma novidade ou algo de estranho no seio da Igreja, pois o cristianismo, desde sempre, assentou neste tríplice alicerce.

Coerência entre vida de oração, sociedade e profissão, amor ao mundo e à Igreja é um apanágio dos cristãos desde os tempos mais remotos.

A partir do Concílio Vaticano II acentuou-se a tendência da possibilidade de todos os fiéis leigos poderem ser chamados à missão da procura e da concretização da sua santidade através da vida comum do ser humano.

Sagrado e profano coabitam no coração do homem, mas poder transformar em divino o humano, reconhecer a presença de Deus amando-O e, por Ele, a todas as coisas, amar apaixonadamente o mundo sem ser mundano, é um apelo que a Igreja dirige a todos sem excepção.

Foi com esta verdade tão simples, mensagem de esperança, de amor e muita alegria que D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, nos recordou em celebração eucarística, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, nas Caldas da Rainha, no dia 23 de junho, a altura em que o Opus Dei celebra a memória do seu fundador que nos vocaciona a todos para sermos santos, no desempenho das nossas tarefas quotidianas e na interacção com os outros.

Inseriu-se neste contexto integrador e sociabilizador dos cristãos no mundo, um almoço que se realizou no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, onde a agradabilidade do convívio foi enriquecida com a passagem de um filme sobre S. Josemaria, centralidade desta comemoração.

Maria Susana Mexia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1