Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C

1500 idosos festejaram santos populares na Expoeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
1500 idosos festejaram na passada quinta-feira, nas Caldas da Rainha, os santos populares. Houve marchas e sardinhada. A festa dos santos populares, organizada há quinze anos pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa (que junta autarquias e instituições particulares de solidariedade social), reuniu cerca de 1500 idosos, que desfilaram, dançaram e assistiram ao espetáculo, seguido da tradicional sardinhada.
Universidade Sénior das Caldas da Rainha

12 dos 18 lares e centros de dia participantes no evento desfilaram com marchas, cada qual a puxar a brasa à sua sardinha. Participaram a Casa do Povo de A-dos-Francos, o Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, o Montepio Rainha D. Leonor, o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora das Merces, de Carvalhal Benfeito, a Associação Social e Cultural Paradense, a Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro, o Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório, a Universidade Sénior das Caldas da Rainha e o Clube Sénior das Caldas da Rainha.

A animação foi grande e os seniores divertiram-se. Para vários idosos a festa fez esquecer por momentos algumas dores físicas.

Felismina Felicidade, da Universidade Sénior das Caldas da Rainha, contou que se divertiu bastante. “Gostei de estar a desfilar”, comentou. Maria Luísa, da Casa do Povo de A-dos-Francos, disse que gosta “muito destas coisas”, confessando que “lembrei-me de uma pessoa que já cá não está”. Elisabete Silva, do Centro Social de São Gregório, afirmou que se trata de “uma festa boa e sentimo-nos ocupados e divertidos”. Manuel Enxuto, da Fonte Santa, gracejou que “amanhã devia haver mais festa”. Maria Guilhermina, da Associação Social e Cultural Paradense, admitiu que “sinto-me bem de espírito porque gosto muito de festas”.

Maria da Conceição, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, manifestou que é um momento de “muita alegria e imaginação, numa festa preparada ao longo de muito tempo”. “As instituições preparam as marchas, produzem os fatos e os arcos, pensam na música e nas letras, e ao longo de vários meses estão na preparação da festa que acaba neste convívio. Cada instituição empenha-se e traz cada ano uma proposta diferente”, explicou a autarca, sublinhando que o evento se dirige a todos os seniores nas instituições do concelho e inseridos no cartão municipal do idoso. “E depois das marchas há sardinha, broa, caldo verde e arroz doce”, vincou, realçando a ajuda dada pelos jovens do curso de Animador Sociocultural da Escola Técnica Empresarial do Oeste e dos utentes da associação Viagem de Volta.

“É sempre com muito agrado que vemos juntar na Expoeste muita gente que tanto trabalhou na vida e que agora merece dias de diversão. Precisamos das pessoas animadas nestes momentos de convívio, porque isso dá saúde”, declarou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeitos de pesca ilegal fogem à GNR

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré da GNR apreendeu seis quilos de meixão naquele concelho, no passado dia 24, no âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de combater a captura ilegal de enguia europeia, vulgarmente conhecida...

meixao 1

Infantis de Óbidos em bom plano

A equipa de infantis do clube Óbidos Criativa competiu, no passado dia 21 na XXX Taça Vale do Tejo, nas piscinas municipais de Alcobaça. Mara Cotrim, Leonor Martins, Leonor Silva, Justin Borges, Tiago Correia e Pedro Capinha foram os jovens que nadaram com as cores...

infantis 2

Óbidos Cycling Team quer ser referência em sub-23

Nasceu a Óbidos Cycling Team sob a égide do Município de Óbidos, concretizando o sonho do diretor e manager da equipa, Micael Isidoro, ex-ciclista profissional licenciado em treino desportivo com especialização na área do ciclismo, pós-graduação e mestrado em alto...

cycling