Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

1500 idosos festejaram santos populares na Expoeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
1500 idosos festejaram na passada quinta-feira, nas Caldas da Rainha, os santos populares. Houve marchas e sardinhada. A festa dos santos populares, organizada há quinze anos pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa (que junta autarquias e instituições particulares de solidariedade social), reuniu cerca de 1500 idosos, que desfilaram, dançaram e assistiram ao espetáculo, seguido da tradicional sardinhada.
Universidade Sénior das Caldas da Rainha

12 dos 18 lares e centros de dia participantes no evento desfilaram com marchas, cada qual a puxar a brasa à sua sardinha. Participaram a Casa do Povo de A-dos-Francos, o Centro Social e Paroquial das Caldas da Rainha, o Montepio Rainha D. Leonor, o Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, a Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia de Alvorninha, o Centro Social Paroquial Nossa Senhora das Merces, de Carvalhal Benfeito, a Associação Social e Cultural Paradense, a Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro, o Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório, a Universidade Sénior das Caldas da Rainha e o Clube Sénior das Caldas da Rainha.

A animação foi grande e os seniores divertiram-se. Para vários idosos a festa fez esquecer por momentos algumas dores físicas.

Felismina Felicidade, da Universidade Sénior das Caldas da Rainha, contou que se divertiu bastante. “Gostei de estar a desfilar”, comentou. Maria Luísa, da Casa do Povo de A-dos-Francos, disse que gosta “muito destas coisas”, confessando que “lembrei-me de uma pessoa que já cá não está”. Elisabete Silva, do Centro Social de São Gregório, afirmou que se trata de “uma festa boa e sentimo-nos ocupados e divertidos”. Manuel Enxuto, da Fonte Santa, gracejou que “amanhã devia haver mais festa”. Maria Guilhermina, da Associação Social e Cultural Paradense, admitiu que “sinto-me bem de espírito porque gosto muito de festas”.

Maria da Conceição, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, manifestou que é um momento de “muita alegria e imaginação, numa festa preparada ao longo de muito tempo”. “As instituições preparam as marchas, produzem os fatos e os arcos, pensam na música e nas letras, e ao longo de vários meses estão na preparação da festa que acaba neste convívio. Cada instituição empenha-se e traz cada ano uma proposta diferente”, explicou a autarca, sublinhando que o evento se dirige a todos os seniores nas instituições do concelho e inseridos no cartão municipal do idoso. “E depois das marchas há sardinha, broa, caldo verde e arroz doce”, vincou, realçando a ajuda dada pelos jovens do curso de Animador Sociocultural da Escola Técnica Empresarial do Oeste e dos utentes da associação Viagem de Volta.

“É sempre com muito agrado que vemos juntar na Expoeste muita gente que tanto trabalhou na vida e que agora merece dias de diversão. Precisamos das pessoas animadas nestes momentos de convívio, porque isso dá saúde”, declarou o presidente da Câmara, Tinta Ferreira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3