Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
24° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Município de Óbidos quer aumentar os níveis de atividade física da população

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenas de pessoas aderiram ao desafio da Câmara de Óbidos de sair de casa para realizar atividade física, entre os dias 8 e 9 de junho, no Complexo Desportivo de Óbidos. O I Festival Óbidos + Ativo, proporcionou diversas iniciativas que juntou o desporto, bem-estar e saúde com diversas entidades a demonstrar aquilo que têm para oferecer.
Câmara de Óbidos quer colocar todas as pessoas a fazer exercício físico

Sarau, rastreios, chi kung, hip-hop, batismo de mergulho com garrafa, esgrima, refeitório saudável, showcooking alimentação saudável, rastreios, mercado, conferências, animação, entre outros eventos, marcaram a iniciativa.

Dinamizado pelos pelouros da Saúde e Bem-estar, Desporto e Juventude, este festival contou com um programa transversal a todas as faixas etárias. “O objetivo é criar em Óbidos uma nova dinâmica no sentido de levar a população a praticar a atividade física junto das populações e poder fomentar alguns eventos a nível desportivo em que a população em geral possa participar”, disse Margarida Reis, vereadora do pelouro Saúde em Bem-Estar.

A autarca revelou que foi o primeiro festival de muitos que vão decorrer anualmente em Óbidos com o intuito de aumentar os níveis de atividade física das crianças, jovens, mulheres, homens e seniores. O intuito é alargar a iniciativa às freguesias em que cada uma irá “fazer o seu festival desportivo e de bem-estar com um calendário específico a iniciar em setembro”.

O sedentarismo é um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de doenças crónicas e segundo a vereadora, depois de um estudo feito em termos de perfil de saúde em Óbidos, “chegámos à conclusão que não é a desejável e é urgente mexer nesta área do bem-estar”. Óbidos não foge à regra quanto ao que acontece em Portugal em relação à obesidade infantil (31% raparigas; 25% rapazes): uma em cada quatro crianças tem excesso de peso. O concelho apresenta também uma proporção de diagnósticos ativos de diabetes, hipertensão arterial e incidência cumulativa de tuberculose, com níveis elevados.

“Queremos criar uma nova dinâmica no próprio pavilhão e temos também duas nutricionistas a trabalharem connosco e psicólogas para dar apoio para haver uma conjugação de fatores que ajudem neste sentido. Nas escolas também estamos a começar um trabalho interessante, na obesidade infantil, e vamos chegar a toda a população”, adiantou.

Quanto à prática desportiva, em termos escolares no próximo ano letivo o Município de Óbidos vai apresentar nas AECs(atividades de enriquecimento curricular)a vertente de atividade física. “Nós temos essa oferta em termos de ateliês criativos, yoga, música e inglês, mas agora a atividade física ao fim de alguns anos vai aparecer”, revelou a autarca.

O I Festival Óbidos + Ativo insere-se numa estratégia global, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) acabou, por lançar em Portugal o plano mundial para colocar as pessoas a fazerem mais desporto.

A OMS tem como meta até 2030 aumentar em 15% os níveis de atividade física em todo o mundo. “Pessoas mais activas para um mundo mais saudável” foi o nome dado ao plano para os próximos doze anos e Portugal foi o país escolhido para o seu lançamento. O objetivo é dar orientações claras aos países para promoverem, numa lógica que envolva vários setores e políticas, “a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis, para pessoas de todas as idades”.

Óbidos vai também estrear-se no mundial de surf adaptado. Nos dias 21, 22 e 23 de julho vão decorrer na Praia Del Rey provas de surf adaptado com a presença do campeão nacional.

“O objetivo é dar um passo grande também na inclusão, indo ao encontro das necessidades das pessoas portadoras de deficiência que merecem a melhor atenção”, apontou a vereadora.

No primeiro dia do Festival Óbidos + Ativo dezenas de alunos assistiram à conferência “A Experiência de uma Vida” com a presença do presidente, elementos da equipa técnica e jogadores do Caldas Sport Clube, moderada por João Rodrigues, jornalista da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Jorge Reis, presidente do Caldas Sport Clube, disse aos jovens que o desporto é essencial para desenvolver inúmeras competências físicas, sociais e académicas. Alertou para importância de “conciliar o desporto com o estudo”, revelando que “no Caldas Sport Clube há sete jogadores licenciados e sete a frequentar o ensino superior”.

Foi um momento de partilha onde os jogadores falaram sobre o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal.No final os alunos pediram autógrafos aos jogadores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Esculturas feitas de plástico alertam para a poluição das praias e oceanos

A Nazaré é um dos locais que recebem as esculturas da artista Soraia Domingos, feitas com plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, recolhidos na costa portuguesa pela Marinha Portuguesa, ao abrigo do projeto TransforMAR, do Lidl. Todo o restante material plástico, passível de ser reciclado, será convertido em t-shirts.

plastico