Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Município de Óbidos quer aumentar os níveis de atividade física da população

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenas de pessoas aderiram ao desafio da Câmara de Óbidos de sair de casa para realizar atividade física, entre os dias 8 e 9 de junho, no Complexo Desportivo de Óbidos. O I Festival Óbidos + Ativo, proporcionou diversas iniciativas que juntou o desporto, bem-estar e saúde com diversas entidades a demonstrar aquilo que têm para oferecer.
Câmara de Óbidos quer colocar todas as pessoas a fazer exercício físico

Sarau, rastreios, chi kung, hip-hop, batismo de mergulho com garrafa, esgrima, refeitório saudável, showcooking alimentação saudável, rastreios, mercado, conferências, animação, entre outros eventos, marcaram a iniciativa.

Dinamizado pelos pelouros da Saúde e Bem-estar, Desporto e Juventude, este festival contou com um programa transversal a todas as faixas etárias. “O objetivo é criar em Óbidos uma nova dinâmica no sentido de levar a população a praticar a atividade física junto das populações e poder fomentar alguns eventos a nível desportivo em que a população em geral possa participar”, disse Margarida Reis, vereadora do pelouro Saúde em Bem-Estar.

A autarca revelou que foi o primeiro festival de muitos que vão decorrer anualmente em Óbidos com o intuito de aumentar os níveis de atividade física das crianças, jovens, mulheres, homens e seniores. O intuito é alargar a iniciativa às freguesias em que cada uma irá “fazer o seu festival desportivo e de bem-estar com um calendário específico a iniciar em setembro”.

O sedentarismo é um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de doenças crónicas e segundo a vereadora, depois de um estudo feito em termos de perfil de saúde em Óbidos, “chegámos à conclusão que não é a desejável e é urgente mexer nesta área do bem-estar”. Óbidos não foge à regra quanto ao que acontece em Portugal em relação à obesidade infantil (31% raparigas; 25% rapazes): uma em cada quatro crianças tem excesso de peso. O concelho apresenta também uma proporção de diagnósticos ativos de diabetes, hipertensão arterial e incidência cumulativa de tuberculose, com níveis elevados.

“Queremos criar uma nova dinâmica no próprio pavilhão e temos também duas nutricionistas a trabalharem connosco e psicólogas para dar apoio para haver uma conjugação de fatores que ajudem neste sentido. Nas escolas também estamos a começar um trabalho interessante, na obesidade infantil, e vamos chegar a toda a população”, adiantou.

Quanto à prática desportiva, em termos escolares no próximo ano letivo o Município de Óbidos vai apresentar nas AECs(atividades de enriquecimento curricular)a vertente de atividade física. “Nós temos essa oferta em termos de ateliês criativos, yoga, música e inglês, mas agora a atividade física ao fim de alguns anos vai aparecer”, revelou a autarca.

O I Festival Óbidos + Ativo insere-se numa estratégia global, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) acabou, por lançar em Portugal o plano mundial para colocar as pessoas a fazerem mais desporto.

A OMS tem como meta até 2030 aumentar em 15% os níveis de atividade física em todo o mundo. “Pessoas mais activas para um mundo mais saudável” foi o nome dado ao plano para os próximos doze anos e Portugal foi o país escolhido para o seu lançamento. O objetivo é dar orientações claras aos países para promoverem, numa lógica que envolva vários setores e políticas, “a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis, para pessoas de todas as idades”.

Óbidos vai também estrear-se no mundial de surf adaptado. Nos dias 21, 22 e 23 de julho vão decorrer na Praia Del Rey provas de surf adaptado com a presença do campeão nacional.

“O objetivo é dar um passo grande também na inclusão, indo ao encontro das necessidades das pessoas portadoras de deficiência que merecem a melhor atenção”, apontou a vereadora.

No primeiro dia do Festival Óbidos + Ativo dezenas de alunos assistiram à conferência “A Experiência de uma Vida” com a presença do presidente, elementos da equipa técnica e jogadores do Caldas Sport Clube, moderada por João Rodrigues, jornalista da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Jorge Reis, presidente do Caldas Sport Clube, disse aos jovens que o desporto é essencial para desenvolver inúmeras competências físicas, sociais e académicas. Alertou para importância de “conciliar o desporto com o estudo”, revelando que “no Caldas Sport Clube há sete jogadores licenciados e sete a frequentar o ensino superior”.

Foi um momento de partilha onde os jogadores falaram sobre o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal.No final os alunos pediram autógrafos aos jogadores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss