Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
10° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

2000 presépios no Convento de S. Miguel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
São perto de cem artesãos e duas mil peças, os números da edição de 2017 da Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras, patente desde 8 de dezembro no Convento de S. Miguel.

Nesta 11ª mostra, a organização anuncia como novidade um presépio dedicado às vítimas dos incêndios em Portugal, com uma mensagem de esperança para as famílias afetadas.

Arménio Varela é o autor desse presépio, que retrata “a desgraça que assolou o nosso país” e é “uma homenagem a todas as famílias que perderam os seus entes queridos e um aviso a quem governa para que se possa fazer qualquer coisa para que isto não volte a acontecer”.

Há um mealheiro que serve de depósito para os donativos para os bombeiros.

A Junta de Freguesia de Gaeiras, que organiza a mostra, adianta que “mais uma vez, a diversidade de materiais utilizados pelos artesãos confere a esta exposição uma riqueza e grandiosidade que não deixará ninguém indiferente. São, ao longo dos últimos dez anos, a grande referência da nossa mostra. Obras em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, tecidos, joalharia, papel, entre outros, feitas por artistas/artesãos vindos de todo o país”.

Há presépios feitos com produtos reciclados, em cascas de mexilhão, ostras, búzios, em cima de caracóis, dentro de latas de atum, chávenas e ânforas.

Os visitantes contatados pelo JORNAL DAS CALDAS confessaram a sua dificuldade em destacar um presépio, porque “são todos muito bonitos”.

Paula Martins e Benjamim Pereira são colecionadores de presépios e contaram que ficaram “bem impressionados, com um leque grande de escolha num só sítio”.

Há uma grande originalidade, ao encontro das intenções da organização. Eduardo João destacou que se pretendeu “puxar para cima a qualidade e não a quantidade”.

Muitos dos presépios expostos foram já vendidos aos visitantes. O mais caro tinha o valor de 1500 euros.

A mostra ficará patente até ao dia 30 de dezembro. Poderá ser visitada diariamente das 14h30 às 18h00. As entradas são livres.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bebé em paragem cardiorrespiratória socorrida no Bombarral

Uma bebé de quatro meses foi socorrida no Bombarral por se encontrar em paragem cardiorrespiratória, tendo sido mobilizados diversos meios para a ocorrência, que culminou com o transporte da criança para o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

bebe

Vereadora almoça de surpresa na cantina da escola para avaliar refeição  

Várias manifestações de desagrado com as refeições escolares servidas aos alunos nas escolas do concelho das Caldas levaram a vereadora responsável pelo pelouro da educação, Conceição Henriques, a fazer uma visita surpresa a uma das cantinas com o intuito de avaliar o serviço. 

cantina escola