Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

2000 presépios no Convento de S. Miguel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
São perto de cem artesãos e duas mil peças, os números da edição de 2017 da Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras, patente desde 8 de dezembro no Convento de S. Miguel.

Nesta 11ª mostra, a organização anuncia como novidade um presépio dedicado às vítimas dos incêndios em Portugal, com uma mensagem de esperança para as famílias afetadas.

Arménio Varela é o autor desse presépio, que retrata “a desgraça que assolou o nosso país” e é “uma homenagem a todas as famílias que perderam os seus entes queridos e um aviso a quem governa para que se possa fazer qualquer coisa para que isto não volte a acontecer”.

Há um mealheiro que serve de depósito para os donativos para os bombeiros.

A Junta de Freguesia de Gaeiras, que organiza a mostra, adianta que “mais uma vez, a diversidade de materiais utilizados pelos artesãos confere a esta exposição uma riqueza e grandiosidade que não deixará ninguém indiferente. São, ao longo dos últimos dez anos, a grande referência da nossa mostra. Obras em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, tecidos, joalharia, papel, entre outros, feitas por artistas/artesãos vindos de todo o país”.

Há presépios feitos com produtos reciclados, em cascas de mexilhão, ostras, búzios, em cima de caracóis, dentro de latas de atum, chávenas e ânforas.

Os visitantes contatados pelo JORNAL DAS CALDAS confessaram a sua dificuldade em destacar um presépio, porque “são todos muito bonitos”.

Paula Martins e Benjamim Pereira são colecionadores de presépios e contaram que ficaram “bem impressionados, com um leque grande de escolha num só sítio”.

Há uma grande originalidade, ao encontro das intenções da organização. Eduardo João destacou que se pretendeu “puxar para cima a qualidade e não a quantidade”.

Muitos dos presépios expostos foram já vendidos aos visitantes. O mais caro tinha o valor de 1500 euros.

A mostra ficará patente até ao dia 30 de dezembro. Poderá ser visitada diariamente das 14h30 às 18h00. As entradas são livres.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Cadetes e masters no Troféu Cidade Caldas da Rainha

As Piscinas Municipais das Caldas da Rainha foram o palco do XVIII Troféu Cidade Caldas da Rainha em cadetes e do XIX Troféu Cidade Caldas da Rainha em masters, no dia 20 de Abril, evento organizado pela equipa da casa, os Pimpões.

trofeu1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2