Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
10° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 7° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 18° C

Concessão da água termal por 50 anos à Câmara das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A concessão da exploração da água das termas das Caldas da Rainha à Câmara foi aprovada na semana passada pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Sanches.
A autarquia estima a reabertura das Termas no próximo ano

Segundo uma nota da Secretaria de Estado da Energia, citada pela agência Lusa, a concessão é um por um prazo de 50 anos e por despacho ministerial pode ser prorrogada “por um prazo não superior a 20 anos”.

O contrato estabelece que o município se obriga a realizar as avaliações do Novo Balneário e do Hospital Termal, “com o objetivo de o adaptar para poder funcionar transitoriamente em condições higiene-sanitárias no prazo de seis meses”, a partir da data da assinatura do contrato.

Além disso a autarquia terá de propor à Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), no prazo de 60 meses, um projeto de preservação e eventual classificação do antigo Hospital Termal, de forma a “preservar o edifício, a par das antigas nascentes termais que se localizam nas caves do edifício”.

Para a secretaria de Estado, trata-se da “reativação de um projeto emblemático e fundamental do ponto de vista económico para a região”.

O Hospital Termal Rainha D. Leonor foi o primeiro hospital termal do mundo, que esteve na origem da cidade das Caldas da Rainha e que se encontrava desativado desde 2013, devido ao surgimento da bactéria ‘legionella’ nas águas.

A autarquia, que desde o final de 2015 detém a exploração do património termal, tem em curso um projeto de substituição das canalizações que levam a água das nascentes até ao hospital.

A estimativa é de reabertura no próximo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria da Conceição Pereira continua como provedora da Misericórdia das Caldas

Maria da Conceição Pereira foi reconduzida na provedoria da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR). A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais para o quadriénio 2025-2028 teve lugar a 11 de janeiro, ao qual se seguiu um jantar de comemoração do Dia dos Reis com todos os colaboradores

tomadadepossemisericordia2

Chef Marisa Rosa desenvolveu concurso de bar na Ilha de Moçambique

A chef Marisa Rosa, coordenadora do restaurante/bar da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), integrou a equipa das Escolas do Turismo de Portugal para apoiar e organizar a Semana Aberta e o Concurso Inter-Escolas do IMPIM – Instituto Médio e Politécnico da Ilha de Moçambique. A viagem decorreu entre os dias 16 de novembro e 2 de dezembro do ano passado.

Marisa 1