Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Operação de limpeza de rios

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está concluída a operação de limpeza dos rios que servem os campos agrícolas de Valado dos Frades, na Nazaré. A desmatação e a retirada de lamas das bordas dos rios da Areia, Tábuas, Sarradas, Matas e do Meio foram as primeiras intervenções efetuadas.
Limpeza dos rios que servem os campos agrícolas de Valado dos Frades

O investimento de 71.304,33 euros permitiu que alguns campos abandonados, por falta de condições de cultivo e rentabilidade, fossem reativados.

“A obstrução dos rios provocava, na época das chuvas, o transbordo de águas para os campos, que ficavam alagados e com as plantações perdidas, o que levou ao abandono de algumas parcelas”, explicou Rui Manuel Amaro, presidente da Junta de Freguesia do Valado, que se mostra confiante nos bons resultados desta intervenção para a agricultura.

“Estas benfeitorias, que apresentámos como um compromisso em 2013, serão contínuas, pois obrigam, necessariamente, a manutenção. São, para já, um excelente contributo para a melhoria das condições de produção”.

Concluída esta etapa, será feita a requalificação e pavimentação de estradas de uso agrícola, o que poderá acontecer dentro de poucos meses.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, explicou que estes trabalhos integram o plano de manutenção e conservação das linhas de água bem como dos caminhos agrícolas, iniciado há quase 4 anos.

“Será dado início, dentro de meses, ao Plano de requalificação dos caminhos e estradas agrícolas do Valado, designadamente a Estrada das Ilhas, num investimento que irá rondar os 100 mil euros”.

A limpeza e valagem dos rios não era feita há décadas. “Com as culturas plantadas dependentes do rio, a limpeza é relevante para a garantia de reservas de água para a rega”, disse o autarca, que destacou, ainda, a “manutenção e conservação das linhas de água, bem como dos caminhos agrícolas, como fatores com influência sobre a qualidade da produção”, pelo que a Câmara irá dar continuidade a estas intervenções para o apoio ao setor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3

Mais de cem armadilhas no Cadaval para apanhar vespas

A Câmara Municipal do Cadaval instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho para apanhar vespas velutinas, que segundo uma contagem quinzenal no espaço de um ano, passaram de dezenas para centenas recolhidas de quinze em quinze dias.

vespas