Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

O Plano Estratégico de Desenvolvimento das Caldas da Rainha 2030

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 24 de julho, uma mediana plateia, munida de uma carga enorme de paciência, esteve por quase três horas a ouvir o desenrolar de uma novena antiga, um repisar de promessas do PSD. Foi gasta uma pequena fortuna para que uma empresa privada coligisse antigas ideias. Ou seja, um “Plano Estratégico” que já nasceu velho. Como velho e desgastado está o PSD das Caldas da Rainha.

Ao analisarmos o tal “Plano”, de imediato saltam à vista as palavras da moda: Atratividade, resiliência, articulação e capitalização. Junto a estas, os temas mais gastos da gestão autárquica PSD: Termalismo/Termas, Lagoa e indústria cerâmica. Para os distraídos, o “Plano” traz ideias de modernidade, porém, são as mesmas que se propagam (mas não se concretizam) desde há quase trinta anos pelo PSD caldense.

Como se isso não bastasse, possui parâmetros idênticos aos planos da Figueira da Foz, Viana do Castelo, Seia, Sintra, Coruche, Mafra, Lousada, Torres Novas, Pampilhosa da Serra, e mais umas largas dezenas de localidades, com diferenças pontuais entre eles, porque cada região possui as suas características próprias e necessidades. Ou seja: Pagamos caro por uma cópia.

Falta ao concelho de Caldas da Rainha algo simples, condensado em uma só palavra: Planeamento! A gestão do planeamento municipal passa por uma acentuada organização no transporte público, com parques de estacionamento distantes do centro histórico e um perfeito sistema que transporte a população dentro da área mais nobre da cidade. Passa também por mais espaços verdes ordenados, limpos e livres de poluição visual que os descaracterize. Passa por um respeito enorme para com os seus meios naturais (por exemplo, o rio da Cal). Passa por uma organização realista do comércio e da indústria, criando verdadeiros dispositivos para o seu desenvolvimento (e não ficar investindo em ideias que servem apenas para encher páginas de jornal). Passa pela preservação do seu património arquitetónico e histórico. Passa por incrementar uma verdadeira Política Cultural, que não se limite à frivolidade, ao entretenimento e à cultura ligeira. Passa por valorizar e apoiar, de facto, a criatividade e as artes. E falta começar a levar as Termas e o termalismo a sério.

Para que tudo siga para um nível mais concretizável, é necessário dotar o concelho de pessoal técnico habilitado, com profundos conhecimentos nas mais variadas áreas da gestão municipal, e que possuam uma visão global alargada, percebendo que toda a estratégia só é funcional se existir um adequado enquadramento.

Quem elaborou esse “Plano” não conhece Caldas da Rainha, nunca visitou nenhuma freguesia rural (deve ter dado um passeio ao sábado pela manhã, entre a rua Almirante Cândido dos Reis e a praça da República, e achou que o concelho “estava muito desenvolvido”), pois se conhecesse perceberia que mais de metade do que ali está publicado não serve para esta região.

Rui Calisto

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss