Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Verba de praxe solidária entregue ao Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O valor recolhido na praxe solidária realizada pela TEV (Tábola Elíptica Veterânica, Comissão de Praxe) da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) foi entregue na semana passada ao Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) pelos alunos que participaram na iniciativa e pelo JORNAL DAS CALDAS, que foi parceiro do evento, que rendeu 441,41 euros.
Entrega da verba ao CEERDL

Os estudantes mais os seus caloiros andaram pela cidade a vender a edição do JORNAL DAS CALDAS, com o dinheiro angariado a servir para ajudar o CEERDL.

Aos compradores foi pedido que contribuíssem com o valor que quisessem dar. Esta praxe solidária visou, segundo os alunos, “dar um pouco de nós à região Oeste e é também uma maneira dos estudantes se juntarem com os caldenses”.

A “carrasco” Maria Alves, responsável pela TEV, acompanhada de um elemento desta comissão, Elda Crisóstomo, deslocaram-se ao CEERDL para a entrega da verba à direção do centro, representada por Maria João Domingos e Fernanda Bernardino. Em nome da Medioeste, entidade que gere o JORNAL DAS CALDAS, esteve António Salvador, que enalteceu esta iniciativa pela diferença faz à comunidade. “Queremos repeti-la mais vezes”, lançou o repto, aceite pela TEV.

Agradada ficou também a diretora do CEERDL, que confessou ter ficado “surpreendida” com ação e com o fato da instituição ter sido a escolhida para receber a verba. “Isso mostra que temos visibilidade no trabalho que fazemos”, referiu.

Revelou depois que o dinheiro vai ser destinado ao pagamento de metade da despesa com uma marquesa hidráulica, que permite regular de forma manual a altura e a inclinação, e que ajudará a higienização dos utentes. Às representantes da TEV ofereceu pins do CEERDL para colocarem nas capas que envergam.

Maria Alves explicou que a TEV é adepta da “praxe sem humilhação e com interação com a comunidade, para ajudá-la”. “Os caloiros também querem que se faça mais iniciativas de solidariedade, porque é positivo”, afirmou.

No contato com o público a quem foi vendido os jornais obtiveram boas reações. “As pessoas gostaram de saber que os estudantes a fazer este tipo de iniciativas”, disse Maria Alves.

Na ação estiveram envolvidos cerca de oitenta alunos, entre caloiros e elementos da TEV, que inclui semidoutores (2ºano), doutores (a acabar) e veteranos (que já acabaram ou fazem mestrado).

As representantes da TEV tiveram oportunidade de conhecer o Centro de Atividades Ocupacionais, uma das muitas valências que o CEERDL tem na cidade e ficaram fascinadas com o trabalho desenvolvido.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.