Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

EBI S. Onofre ajuda requalificação e despoluição do rio Cal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A EBI S. Onofre, do Agrupamento Raul Proença de Caldas da Rainha, está a desenvolver este ano letivo o projeto “de pedra e Cal... pela proteção ambiental”, no âmbito da candidatura ao Prémio Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho, em colaboração com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha e em parceria com o Agrupamento 337 dos Escuteiros de Caldas da Rainha.
Vista do troço do Rio da Cal antes da intervenção

O projeto pretende dar continuidade e aplicabilidade aos resultados alcançados no projeto “proteger os rios, preservar a lagoa, promover o futuro”, relativo à bacia hidrográfica do rio Cal, desenvolvido no ano letivo anterior.

Tem como objetivo principal contribuir para a requalificação e despoluição do rio Cal, pela remoção da cana-comum (invasora predominante) e reposição da vegetação ripária no troço que atravessa a Quinta do Pinheiro, com vista à recuperação das suas funções ecológicas e da sua capacidade autodepuradora. Pretende-se ainda ajudar a minimizar os impactes ambientais da poluição junto ao Braço da Barrosa na Lagoa de Óbidos.

Numa primeira fase foram realizadas análises da água e feita a caracterização da situação existente no troço referido, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Tejo e Oeste (Pólo de Caldas da Rainha), e efetuada a medição qualitativa do grau de perturbação do sistema ribeirinho sob orientação técnica de João Lopes e de Maria de Jesus Fernandes, diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Numa segunda fase procedeu-se à intervenção neste troço, com remoção da cana-comum através de uma empresa qualificada contratada pela Câmara Municipal, supervisionada por Rute Henriques, do gabinete do vereador do ambiente, Hugo Oliveira, e pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente.

Nas etapas seguintes pretende-se plantar espécies autóctones concordantes com o elenco florístico das zonas ribeirinhas como o salgueiro e o freixo na margem direita, enquanto na margem esquerda serão plantadas diversas espécies arbustivas, como o pilriteiro, lúcia-lima, tamargueira, entre outras, numa área parcialmente relvada. Esta ação pretende criar um contínuo arbóreo no troço intervencionado, marcado pela ausência de espécies arbóreas/arbustivas.

Vai procurar introduzir-se no leito do rio, em colaboração com os escuteiros e aberto à colaboração da comunidade local, estruturas biofísicas, para sustentação e instalação de espécies macrófitas, entre elas exemplares de lírios-dos-pântanos, de forma a fixá-los no local e promover a recolonização destas plantas na área. As plantas são colocadas manualmente em núcleos, de forma a criar adensamento, utilizando-se estruturas de engenharia natural para assegurar uma proteção mais eficaz à corrente fluvial.

Estas estruturas biofísicas (grelhas) serão fixadas ao muro de pedra da margem esquerda e à margem direita do leito do rio, de forma a resistirem às correntes. Na margem esquerda, não emparedada, será feito o reforço da plantação de macrófitas com juncos e tabuas (plantas aquáticas).

A seleção das plantas com função auto depuradora foi feita como resultado de um estudo prévio levado a cabo pelos alunos no projeto desenvolvido no ano anterior, no âmbito do clube Ciência +, em parceria com a Universidade do Minho. As plantas selecionadas revelaram eficiência na fixação de diversos poluentes detetados nestas águas e são utilizadas em várias zonas do país em fitoETAR´s.

A margem esquerda poderá vir a ser utilizada como zona de lazer e de fruição da natureza por parte da população, pressupondo a instalação de um percurso pedestre e equipamento urbano de manutenção.

Pretende-se, no futuro, que seja efetuado o controlo de manutenção, procedendo ao acompanhamento das ações anteriormente executadas, quer no que refere à verificação das medidas de controlo, quer no sucesso das ações de plantação ou sementeira, quando tenham lugar, não dispensando pequenas intervenções quando se justifique.

Caso esta intervenção seja bem sucedida, propõe-se a sua replicação noutros troços do rio Cal, avaliados como problemáticos, em termos de poluição, de modo a requalificar de forma sustentada os cursos de água que atravessem a cidade, referem Fátima Cruz, Suzete Courela e Paulo Sousa, do Clube Ciência +.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161