Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

Loja nas Caldas para ajudar famílias carenciadas com bens não alimentares

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha poderá ter um espaço “Dar e Receber", onde as instituições de solidariedade social podem adquirir móveis, eletrodomésticos, produtos de higiene e outros bens não alimentares, doados por particulares e empresas, para dar às famílias carenciadas.
Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, apresentou o projeto aos representantes das instituições com atividade na área social nas Caldas

Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, esteve nas Caldas da Rainha na passada quarta-feira, onde apresentou o projeto aos representantes das instituições com atividade na área social deste concelho, numa reunião que teve lugar no auditório da autarquia promovida pela vereadora Maria da Conceição.

A iniciativa, que pretende dar resposta às necessidades específicas dos mais carenciados em bens não alimentares e equipamentos novos ou usados, nasceu da experiência adquirida com a plataforma “Dar e Receber”, criada há três anos pela Entrajuda e pela Cáritas Portuguesa.

Isabel Jonet explicou que a rede “pretende promover a doação dos produtos não alimentares e equipamentos a instituições sociais e organizações não lucrativas” e permite “aproximar fisicamente quem quer dar de quem precisa de receber”, contribuindo para uma resposta mais rápida às necessidades identificadas.

“É um espaço onde estão disponíveis mobiliários, eletrodomésticos, produtos de higiene pessoal, produtos de casa, roupa, brinquedos, equipamentos informáticos, tudo doado pela comunidade e partilhado nesta rede no âmbito nacional”, adiantou a responsável.

Estes espaços terão uma gestão comum, baseada numa aplicação informática, que permitirá pôr em rede os vários armazéns e gerir os “stocks” que têm nas lojas e os apoios concedidos.

Isabel Jonet deu o exemplo de uma instituição que por algum “motivo precise de uma cadeira de rodas e uma pessoa a quem faleceu um familiar que usava cadeira de rodas doa ao espaço “Dar e Receber” e fica disponível exatamente para aquela pessoa que precisa da mesma, porque há bastante comunicação entre esta rede para saber quais as necessidades”.

Misericórdia poderá ser parceira

Para ultrapassar a dificuldade da distância está a ser aberto em vários locais do país um “espaço Dar e Receber”.

Para a abertura da loja no município das Caldas, Isabel Jonet pretende realizar uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, que já tem em funcionamento o Centro de Recursos Comunitário nas antigas instalações da Universidade Católica, na Encosta do Sol.

Se a Misericórdia aceitar ser parceira do projeto irá criar o espaço “Dar e Receber” e um local para armazenar os produtos de maior dimensão, como mobiliário e eletrodomésticos, onde as instituições podem abastecer-se.

O “espaço Dar e Receber” também terá como parceiro a autarquia local que, segundo a vereadora, irá assegurar o transporte dos bens doados. “A câmara é muitas vezes contactada por famílias que querem entregar mobiliário, material informático, entre outros equipamentos”, disse Maria da Conceição, acrescentando que “o projeto permite haver uma quantificação dos resíduos que não são conduzidos para aterro e que serão colocados ao serviço do setor social”.

Segundo a presidente da Entrajuda, vai abrir brevemente um conjunto de lojas desta rede pelo país que também “promovem a criação de emprego através de oficinas de recuperação de equipamentos”. “Em todos os espaços “Dar e Receber” é previsto haver uma oficina ou atelier onde pessoas desempregadas podem ganhar competências e alterar as suas qualificações para poderem ter maior acesso ao mercado de emprego”, explicou.

Isabel Jonet está convicta de que “é uma ideia com um grande potencial”, uma vez que há “muitos produtos que a população em geral quer doar e há pessoas que deles precisam”. Além das autarquias são parceiras da rede as instituições particulares de solidariedade social, que assistem os carenciados e necessitam de produtos, e os doadores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161