Preparado pelos alunos finalistas do curso Técnicas de Cozinha/Pastelaria e servido pelos colegas do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, o repasto começou com um capuccino de cogumelos, seguindo-se pescada escalfada em café. O prato de carne foi peru laminado com cevada e cacau e a sobremesa pudim moka e gelado de amêndoa. Os cupcakes vieram no fim.
A carta de bebidas incluía Espresso Martini (ao contrário do nome não leva Martini, sendo assim designado pela taça onde era ingerida. Tinha vodka, licor de café e espuma de leite). Foi também servido Vinho Branco Evel 2012 DOC, do Douro, Vinho Tinto Quinta da Cidadoura 2013 Regional Lisboa e Chocolate Martini (vodka, creme de cacau, chocolate branco e xarope de morango).
Todos os pratos confecionados eram originais, segundo o chef Luís Tarenta, que orientou os alunos na cozinha. ”Arriscámos muito na pescada escalfada em café, mas correu bem”, afirmou.
No restaurante pedagógico estavam vários grupos de estrangeiros, entre os quais um casal de holandeses que tem casa na Praia da Areia Branca e que levou amigos à EHTO. São clientes regulares, souberam deste restaurante através da imprensa e como gostaram têm voltado. Também um grupo de franceses se encontrava na sala a degustar o menu.
Os almoços no âmbito dos projetos “Raízes” e do “Afinidades”, dinamizados todas as quintas-feiras, de forma intercalada, na EHTO, regressam em janeiro. No dia 5, o almoço “Raízes” será dedicado à amêndoa, perdiz e licores. No dia 12, o almoço “Afinidades” terá como temática Bordalo Pinheiro e será um evento especial. No dia 19, o almoço “Raízes” apresentará uma gastronomia à base de algas.
“O Melhor Bolo-Rei do Mundo”
No passado dia 30, as doze escolas do Turismo de Portugal deram início à campanha “O Melhor Bolo-Rei do Mundo”. Esta ação solidária envolve os alunos e consiste na venda do “Melhor Bolo-Rei do Mundo”, produzido em todas as escolas do Turismo de Portugal de acordo com a mesma receita, revertendo o montante angariado com a venda a favor de entidades e instituições de cariz social.
A iniciativa decorre durante o mês de dezembro e prolonga-se até ao Dia de Reis. É possível encomendar e comprar o bolo-rei em qualquer uma das doze escolas. Para além desta angariação monetária, as escolas do Turismo de Portugal produzirão igualmente bolos-rei para entrega direta às instituições em causa, de modo a que estas procedam à sua distribuição junto das famílias mais desprotegidas e que habitualmente acompanham.
Em 2015, esta iniciativa das escolas do Turismo de Portugal concretizou-se no apoio a 50 instituições e 60 famílias. Ao nível da produção foram confecionados mais de 2.200 bolos-rei. Para esta 2.ª edição as escolas estimam bater o recorde de bolos confecionados e vendidos.
A receita “O Melhor Bolo Rei do Mundo” foi partilhada, em 2015, pelo chef Inácio Belinda, da escola do Turismo de Portugal em Lisboa, e inclui um ingrediente secreto e inesperado, a cerveja preta, a qual confere, de acordo com o chef, “caraterísticas únicas e marcantes ao bolo”.
Francisco Gomes
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