Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 25° C
19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 25° C
20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 27° C

Almoço com café, chocolate e cupcakes

Francisco Gomes
6 de Dezembro, 2016
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, foi palco, no passado dia 24, de um almoço no âmbito do projeto “Raízes”, em que as estrelas foram o café, chocolate e cupcakes.
Alunos responsáveis pelo almoço e um grupo de clientes

Preparado pelos alunos finalistas do curso Técnicas de Cozinha/Pastelaria e servido pelos colegas do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, o repasto começou com um capuccino de cogumelos, seguindo-se pescada escalfada em café. O prato de carne foi peru laminado com cevada e cacau e a sobremesa pudim moka e gelado de amêndoa. Os cupcakes vieram no fim.

A carta de bebidas incluía Espresso Martini (ao contrário do nome não leva Martini, sendo assim designado pela taça onde era ingerida. Tinha vodka, licor de café e espuma de leite). Foi também servido Vinho Branco Evel 2012 DOC, do Douro, Vinho Tinto Quinta da Cidadoura 2013 Regional Lisboa e Chocolate Martini (vodka, creme de cacau, chocolate branco e xarope de morango).

Todos os pratos confecionados eram originais, segundo o chef Luís Tarenta, que orientou os alunos na cozinha. ”Arriscámos muito na pescada escalfada em café, mas correu bem”, afirmou.

No restaurante pedagógico estavam vários grupos de estrangeiros, entre os quais um casal de holandeses que tem casa na Praia da Areia Branca e que levou amigos à EHTO. São clientes regulares, souberam deste restaurante através da imprensa e como gostaram têm voltado. Também um grupo de franceses se encontrava na sala a degustar o menu.

Os almoços no âmbito dos projetos “Raízes” e do “Afinidades”, dinamizados todas as quintas-feiras, de forma intercalada, na EHTO, regressam em janeiro. No dia 5, o almoço “Raízes” será dedicado à amêndoa, perdiz e licores. No dia 12, o almoço “Afinidades” terá como temática Bordalo Pinheiro e será um evento especial. No dia 19, o almoço “Raízes” apresentará uma gastronomia à base de algas.

“O Melhor Bolo-Rei do Mundo”

No passado dia 30, as doze escolas do Turismo de Portugal deram início à campanha “O Melhor Bolo-Rei do Mundo”. Esta ação solidária envolve os alunos e consiste na venda do “Melhor Bolo-Rei do Mundo”, produzido em todas as escolas do Turismo de Portugal de acordo com a mesma receita, revertendo o montante angariado com a venda a favor de entidades e instituições de cariz social.

A iniciativa decorre durante o mês de dezembro e prolonga-se até ao Dia de Reis. É possível encomendar e comprar o bolo-rei em qualquer uma das doze escolas. Para além desta angariação monetária, as escolas do Turismo de Portugal produzirão igualmente bolos-rei para entrega direta às instituições em causa, de modo a que estas procedam à sua distribuição junto das famílias mais desprotegidas e que habitualmente acompanham.

Em 2015, esta iniciativa das escolas do Turismo de Portugal concretizou-se no apoio a 50 instituições e 60 famílias. Ao nível da produção foram confecionados mais de 2.200 bolos-rei. Para esta 2.ª edição as escolas estimam bater o recorde de bolos confecionados e vendidos.

A receita “O Melhor Bolo Rei do Mundo” foi partilhada, em 2015, pelo chef Inácio Belinda, da escola do Turismo de Portugal em Lisboa, e inclui um ingrediente secreto e inesperado, a cerveja preta, a qual confere, de acordo com o chef, “caraterísticas únicas e marcantes ao bolo”.

Francisco Gomes

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Presidente da Câmara dá pelouros ao PS para garantir governação

Decorreu na passada sexta-feira a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais em Peniche. Um acordo entre o presidente da Câmara e o PS foi a forma encontrada para garantir uma governação estável, por existirem quatro forças diferentes eleitas para a autarquia.

peni

Hospital retoma curso de preparação para futuras mamãs

O Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) retomou na semana passada as sessões presenciais do curso de preparação para o parto e parentalidade, suspensas desde abril de 2020 no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

parto1

Eleitos do Município do Cadaval tomaram posse

Realizou-se no passado dia 11 a cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Cadaval para o mandato 2021-2025. Para além da tomada de posse, teve lugar a eleição da mesa da Assembleia.

cada