Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

IV Encontro de Psicólogos do CHO sobre “Perdas e Lutos”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O auditório da Escola Internacional de Torres Vedras acolheu no dia 12 de outubro o IV Encontro de Psicólogos organizado pela Unidade de Psicologia Clínica de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO). O encontro deste ano foi subordinado ao tema “Perdas e Lutos”.
Foi salientado que é necessário que os profissionais tenham formação na comunicação de más notícias

Dirigido a psicólogos, bem como a outros profissionais com interesse no tema, o evento contou com uma plateia de cerca de 140 participantes. A sessão de abertura foi conduzida pela coordenadora da Unidade de Psicologia Clínica de Torres Vedras, Alexandra Seabra, e contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista, do diretor clínico do CHO, António Curado, da vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, e do vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Hugo Oliveira.

Do programa fizeram parte quatro painéis, onde foram abordadas temas como a «Comunicação e Perda», «O Luto», a «Reformulação do Luto» e «Perdas e Luto no Cuidador Formal e Informal».

O primeiro painel, «Comunicação e Perda», moderado por Solange Fernandes, psicóloga na Unidade de Psicologia Clínica de Caldas da Rainha do CHO, teve como oradoras Rute Pires, do Centro Hospitalar Lisboa Central, e Joana Faria, do INEM. Ao longo do painel foi destacada a importância da comunicação verbal e não verbal na notificação de más notícias, nomeadamente a privacidade e demonstração de disponibilidade, a relação estabelecida e a linguagem utilizada. Foi salientada a relevância de a comunicação ser simples, verdadeira e honesta. Foi também salientado que é necessário que os profissionais tenham formação na comunicação de más notícias, seguindo um protocolo de atuação.

O segundo painel, «O Luto», foi moderado por Alexandra Seabra, e contou com a intervenção de Maria de Jesus Moura, psicóloga na Unidade de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que abordou várias temáticas, entre elas a elaboração do conceito de morte ao longo do desenvolvimento nas crianças, como comunicar a morte de alguém, a reação dos pais e as suas dificuldades de abordar estas temáticas, tendo em conta a idade e o desenvolvimento.

Seguiu-se o testemunho de uma mãe em luto há 11 anos. Maria Gomes falou do seu filho Miguel, vítima de morte súbita em 2005, tinha 27 anos. Retratou na primeira pessoa tudo o que os oradores anteriores tinham abordado: «O chão a desabar, a dor intensa de sentir um abraço, a zanga do porquê ele, o dormir com a capa da tuna do filho, o luto prolongado para o resto da vida e a procura de informação, fé e partilhas” e onde encontrou o Grupo de Pais em Luto do Oeste.

Após almoço seguiu-se o painel «Reformulação do Luto» moderado por Catarina Severiano, psicóloga na Unidade de Psicologia Clínica de Torres Vedras. Durante a intervenção das oradoras do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, Iolanda Gil e Inês Carvalhão, foram abordadas questões acerca das estratégias mais utilizadas na intervenção com famílias com filhos com paralisia cerebral. Filomena Sousa, do Campus Neurológico Sénior, abordou o impacto das doenças neurodegenerativas, em particular das demências, quer do ponto de vista epidemiológico, quer ao nível do doente e respetiva família. Foi ainda salientada a importância da intervenção multidisciplinar junto destes doentes e respetivos cuidadores.

O último painel dedicado às «Perdas e Luto no Cuidador Formal e Informal» teve como oradoras a psicóloga Marta Pavoeiro e a enfermeira Joana Bragança, que pertencem à equipa de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz, sob a coordenação de Isabel Galriça Neto. Trouxeram numa primeira parte os princípios e modelos orientadores da sua prática e intervenção, colocando no centro da sua abordagem o paciente e a sua família, bem como a atenção que é dada aos cuidadores formais. Numa segunda parte, descreveram a investigação que estão a levar a cabo, no âmbito do acompanhamento aos cuidadores informais, ao longo do seu processo de luto. O painel foi moderado por Maria Manuel Carvalho, psicóloga na Unidade de Psicologia Clínica de Torres Vedras do CHO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss