Q

Previsão do tempo

6° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
6° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C

MOLDA com exposições e intervenções nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A MOLDA é uma bienal integrada no programa Caldas da Rainha Cidade Cerâmica, que decorre, numa primeira fase, entre 2015 e 2020. Regressa agora em outubro com um extenso e variado programa de exposições de cerâmica e uma intervenção urbana de azularia, que ocuparão alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade das Caldas da Rainha.
Grupo escultórico macaco e tartaruga, de Manuel Mafra (foto Margarida Araújo)

O programa, da responsabilidade da Câmara Municipal, com o comissariado de João Serra, apresenta quatro eixos de programação: Indústria, Coleção, Design Contemporâneo e Escola Convidada.

Estes são eixos fundamentais tanto para a compreensão da história da cerâmica e do seu importante legado, como para a reflexão sobre caminhos e projetos de futuro deste setor tão fundamental para a cidade das Caldas da Rainha e região.

A 28 de outubro, pelas 18h30, inaugura no Museu da Cerâmica a exposição Animais na Cerâmica Caldense, Coleção de João Maria Ferreira. Com curadoria de Margarida Elias, a exposição, organizada pela associação Património Histórico, apresentará mais de cem peças dos mais importantes autores nacionais, como Manuel Mafra, José Alves Cunha, José Francisco de Sousa, Rafael Bordalo Pinheiro, Avelino Belo, Hansi Stael, José Aurélio, entre outros.

João Maria Ferreira nasceu nas Caldas da Rainha em 1932 e, desde jovem, dedicou-se a organizar coleções, entre as quais se conta a de cerâmica caldense, uma das mais importantes de natureza particular em Portugal.

Pelas 19h de 28 de outubro, no Centro de Artes, inaugura também a exposição Molde, uma coleção de cerâmica industrial da Molde Faianças, com curadoria de Carla Lobo.

Esta exposição apresenta algumas das peças mais representativas da história da Molde, desde a sua fundação, em 1988. O ponto de partida é formado pelo acervo de peças adquirido pela Câmara Municipal, que corresponde aos primeiros 17 anos de laboração, com peças em faiança, grés e terracota.

No dia 29 de outubro pelas 17h, haverá uma intervenção urbana na Praça da República. Apresenta um projeto de revestimento azulejar de fachada para duas empenas de edifícios da Praça, desenvolvido no âmbito do curso de design de produto – cerâmica e vidro, da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. A Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro associou-se ao projeto, executando os azulejos em articulação com as designers autoras, Ana Margarida Moreira, Beatriz Pereira, Carolina Canas, Inês San Payo e Mariana Montês.

Na Casa dos Barcos é inaugurada pelas 18h uma exposição do curso de design de produto – cerâmica e vidro. Com curadoria de Fernando Carradas, apresenta as práticas pedagógicas e os resultados obtidos em cada uma das unidades curriculares do curso no ao letivo 2015/16.

No Museu José Malhoa, é inaugurada pelas 19h a exposição Primeira Escolha, uma coleção de design contemporâneo em cerâmica, com curadoria de Fernando Brízio. A exposição permitirá constituir uma importante coleção internacional nas Caldas da Rainha, com peças dos mais importantes designers contemporâneos, tais como Hella Jongerius, Konstantin Grcic, Miguel Vieira Batista, Maxim Velcovsky, Marco Sousa Santos, Unfold, Álvaro Siza Vieira, entre outros. É uma organização da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

Todas as exposições ficarão patentes até 4 de dezembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago