Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

MOLDA com exposições e intervenções nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A MOLDA é uma bienal integrada no programa Caldas da Rainha Cidade Cerâmica, que decorre, numa primeira fase, entre 2015 e 2020. Regressa agora em outubro com um extenso e variado programa de exposições de cerâmica e uma intervenção urbana de azularia, que ocuparão alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade das Caldas da Rainha.
Grupo escultórico macaco e tartaruga, de Manuel Mafra (foto Margarida Araújo)

O programa, da responsabilidade da Câmara Municipal, com o comissariado de João Serra, apresenta quatro eixos de programação: Indústria, Coleção, Design Contemporâneo e Escola Convidada.

Estes são eixos fundamentais tanto para a compreensão da história da cerâmica e do seu importante legado, como para a reflexão sobre caminhos e projetos de futuro deste setor tão fundamental para a cidade das Caldas da Rainha e região.

A 28 de outubro, pelas 18h30, inaugura no Museu da Cerâmica a exposição Animais na Cerâmica Caldense, Coleção de João Maria Ferreira. Com curadoria de Margarida Elias, a exposição, organizada pela associação Património Histórico, apresentará mais de cem peças dos mais importantes autores nacionais, como Manuel Mafra, José Alves Cunha, José Francisco de Sousa, Rafael Bordalo Pinheiro, Avelino Belo, Hansi Stael, José Aurélio, entre outros.

João Maria Ferreira nasceu nas Caldas da Rainha em 1932 e, desde jovem, dedicou-se a organizar coleções, entre as quais se conta a de cerâmica caldense, uma das mais importantes de natureza particular em Portugal.

Pelas 19h de 28 de outubro, no Centro de Artes, inaugura também a exposição Molde, uma coleção de cerâmica industrial da Molde Faianças, com curadoria de Carla Lobo.

Esta exposição apresenta algumas das peças mais representativas da história da Molde, desde a sua fundação, em 1988. O ponto de partida é formado pelo acervo de peças adquirido pela Câmara Municipal, que corresponde aos primeiros 17 anos de laboração, com peças em faiança, grés e terracota.

No dia 29 de outubro pelas 17h, haverá uma intervenção urbana na Praça da República. Apresenta um projeto de revestimento azulejar de fachada para duas empenas de edifícios da Praça, desenvolvido no âmbito do curso de design de produto – cerâmica e vidro, da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. A Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro associou-se ao projeto, executando os azulejos em articulação com as designers autoras, Ana Margarida Moreira, Beatriz Pereira, Carolina Canas, Inês San Payo e Mariana Montês.

Na Casa dos Barcos é inaugurada pelas 18h uma exposição do curso de design de produto – cerâmica e vidro. Com curadoria de Fernando Carradas, apresenta as práticas pedagógicas e os resultados obtidos em cada uma das unidades curriculares do curso no ao letivo 2015/16.

No Museu José Malhoa, é inaugurada pelas 19h a exposição Primeira Escolha, uma coleção de design contemporâneo em cerâmica, com curadoria de Fernando Brízio. A exposição permitirá constituir uma importante coleção internacional nas Caldas da Rainha, com peças dos mais importantes designers contemporâneos, tais como Hella Jongerius, Konstantin Grcic, Miguel Vieira Batista, Maxim Velcovsky, Marco Sousa Santos, Unfold, Álvaro Siza Vieira, entre outros. É uma organização da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

Todas as exposições ficarão patentes até 4 de dezembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161