Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 13° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 13° C
16° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 12° C

Casal suspeito de ter assassinado jovem de Peniche vai começar a ser julgado

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O casal suspeito de ter assassinado, queimado o corpo e enterrado os restos mortais de um jovem de 14 anos, natural de Peniche, vai começar a ser julgado no dia 7 de novembro em Chaves, onde o crime ocorreu. Tiago Manuel Conchacha Gonçalves estava institucionalizado desde 2011 na Escola de Artes e Ofícios Professor Nuno Rodrigues, que acolhe crianças e jovens em risco e que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Chaves. Foi encontrado enterrado no quintal de uma vivenda naquela cidade transmontana.

O cadáver foi localizado no dia 4 de novembro de 2015 mas só no início deste ano é que se conseguiu proceder à identificação da vítima. O corpo foi descoberto de forma acidental pelo proprietário da casa, que mora em Espanha mas que regressou a esta residência, tendo sido a sua cadela a farejar o cadáver e a desenterrar um pé no quintal, debaixo de uma plantação de pimentos. Estava parcialmente queimado e daí a dificuldade para apurar a identidade de Tiago Conchacha, um dos cinco filhos de uma ajudante de cozinha num restaurante de Peniche.

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, identificou e deteve um jovem, de 19 anos, e a sua amante, de 32 anos, que é casada, pela presumível autoria dos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

De acordo com a PJ, o crime ocorreu em finais do mês de outubro de 2015, “quando os suspeitos, mediante plano previamente estabelecido, agrediram violentamente a vítima até à morte”.

O casal depois queimou o corpo de Tiago Conchacha com gasolina na banheira da casa onde ocorreu o crime e que foi ocupada aproveitando a ausência do proprietário em Espanha.

“Posteriormente, com a colaboração de dois jovens do sexo masculino [sobrinho do detido] e feminino [filha da detida], de 15 e 12 anos, respetivamente, procederam à ocultação do cadáver”, adianta a PJ. Estes dois menores foram ouvidos nas instalações da PJ e foram alvo de processos tutelares educativos.

O casal suspeito está ainda indiciado por vários roubos “por esticão” e furto qualificado perpetrados nas cidades de Lamego, Peso da Régua, Vila Real e Chaves. O jovem agressor conhecia Tiago Conchacha porque viveu na mesma instituição que acolheu a vítima mortal.

O jovem de Peniche terá sido assassinado devido ao receio dos agressores de que poderiam ser denunciados pelos crimes que teriam cometido.

Sem ocupação laboral, estão em prisão preventiva a aguardar o julgamento. A mãe da vítima pede uma indemnização de 152 mil euros.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril