Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Casal suspeito de ter assassinado jovem de Peniche vai começar a ser julgado

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O casal suspeito de ter assassinado, queimado o corpo e enterrado os restos mortais de um jovem de 14 anos, natural de Peniche, vai começar a ser julgado no dia 7 de novembro em Chaves, onde o crime ocorreu. Tiago Manuel Conchacha Gonçalves estava institucionalizado desde 2011 na Escola de Artes e Ofícios Professor Nuno Rodrigues, que acolhe crianças e jovens em risco e que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Chaves. Foi encontrado enterrado no quintal de uma vivenda naquela cidade transmontana.

O cadáver foi localizado no dia 4 de novembro de 2015 mas só no início deste ano é que se conseguiu proceder à identificação da vítima. O corpo foi descoberto de forma acidental pelo proprietário da casa, que mora em Espanha mas que regressou a esta residência, tendo sido a sua cadela a farejar o cadáver e a desenterrar um pé no quintal, debaixo de uma plantação de pimentos. Estava parcialmente queimado e daí a dificuldade para apurar a identidade de Tiago Conchacha, um dos cinco filhos de uma ajudante de cozinha num restaurante de Peniche.

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, identificou e deteve um jovem, de 19 anos, e a sua amante, de 32 anos, que é casada, pela presumível autoria dos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

De acordo com a PJ, o crime ocorreu em finais do mês de outubro de 2015, “quando os suspeitos, mediante plano previamente estabelecido, agrediram violentamente a vítima até à morte”.

O casal depois queimou o corpo de Tiago Conchacha com gasolina na banheira da casa onde ocorreu o crime e que foi ocupada aproveitando a ausência do proprietário em Espanha.

“Posteriormente, com a colaboração de dois jovens do sexo masculino [sobrinho do detido] e feminino [filha da detida], de 15 e 12 anos, respetivamente, procederam à ocultação do cadáver”, adianta a PJ. Estes dois menores foram ouvidos nas instalações da PJ e foram alvo de processos tutelares educativos.

O casal suspeito está ainda indiciado por vários roubos “por esticão” e furto qualificado perpetrados nas cidades de Lamego, Peso da Régua, Vila Real e Chaves. O jovem agressor conhecia Tiago Conchacha porque viveu na mesma instituição que acolheu a vítima mortal.

O jovem de Peniche terá sido assassinado devido ao receio dos agressores de que poderiam ser denunciados pelos crimes que teriam cometido.

Sem ocupação laboral, estão em prisão preventiva a aguardar o julgamento. A mãe da vítima pede uma indemnização de 152 mil euros.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Campeonatos regionais de veteranos em ténis

Decorreram entre 19 e 22 de abril os campeonatos regionais de veteranos em ténis, tendo o Clube de Ténis das Caldas da Rainha estado representado pelos atletas +40 - Alberto Pereira, Filipe Rebelo, Luís Faustino, Márcio Inácio, Pedro Maia e Ricardo Canhão, +50 - João Correia, Marco Mendes Gomes, Miguel Silva e Rui Silva, e +60 - Rui Fanha.

tenis 3